Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Alimentos que ajudam na digestão e como incorporá-los no seu dia a dia

A rotina nunca pareceu tão atarefada. Além das demandas por conta do trabalho, muitas famílias precisaram se adaptar com novos afazeres domésticos e horários, o que por consequência, pode ter influenciado na dificuldade de aderir a uma alimentação saudável.

Alimentos que ajudam na digestão e como incorporá-los no seu dia a dia

Diante da pandemia, a rotina nunca pareceu tão atarefada. Além das demandas por conta do trabalho, muitas famílias precisaram se adaptar com novos afazeres domésticos e horários, o que por consequência, pode ter influenciado na dificuldade de aderir a uma alimentação saudável.

E isso reflete, diretamente, na digestão. Afinal, fazer as três refeições diárias da maneira correta não é a realidade de grande parte dos lares brasileiros. O café da manhã pode acabar sendo pulado, enquanto no almoço e jantar, alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares e frituras são constantemente uma opção.

Cupom de Desconto Culturelle®

Por isso, é importante tentar, nem que seja aos poucos, incluir mais alimentos que possam ajudar os processos digestivos no organismo. Em especial, àqueles que são fontes de probióticos e prebióticos.

Os probióticos são um conjunto de micro-organismos saudáveis, como bactérias e leveduras, que são capazes de colonizar a microbiota do intestino, auxiliando no fortalecimento da imunidade e na facilitação das etapas da digestão. Já os prebióticos são mais conhecidos como fibras, e trabalham em conjunto com os probióticos durante o ciclo alimentar.

Conheça a seguir alguns dos alimentos que podem ser incorporados na alimentação diária para ajudar na digestão:

  • Gengibre usado na culinária oriental, em chás, saladas e infusões, este rizoma é eficaz no auxílio de problemas digestivos. Entre seus efeitos, é possível citar a saciedade, o combate à queimação, azia e náuseas, o alívio nos desconfortos causados por doenças como síndrome do intestino irritável e refluxo gastroesofágico.
  • Mamão: a fruta pode ter sua polpa e sementes aproveitadas no dia a dia, e é conhecida por ser fonte de prebióticos naturais, antioxidantes e vitaminas. Sua grande quantidade de fibras pode facilitar os processos digestivos. Frutas que possuem o efeito similar incluem a manga e o abacaxi.
  • Ameixa: outro alimento que possui efeitos aliados da boa digestão é a ameixa. A fruta, seja em sua forma natural ou em conserva, pode aumentar a frequência na evacuação, sendo indicada para aliviar a prisão de ventre e permitindo um melhor trânsito intestinal. Além disso, é fonte de probióticos importantes para a microbiota intestinal saudável.
  • Iogurte: com propriedades probióticas, o iogurte é um dos queridinhos do café da manhã dos brasileiros. Combinado com as frutas, pode atuar como um simbiótico nas etapas de digestão do organismo. Ele também é fonte de cálcio, magnésio, vitamina B-12 e ácidos graxos essenciais para a boa alimentação.
  • Cenoura: rica em vitamina A e carotenoides, a cenoura é fonte de prebióticos que aumentam a digestibilidade. Ela também possui propriedades anti-inflamatórias que estimulam o crescimento das bactérias intestinais.

Referências bibliográficas

  1. Mehrnaz N. et al. Ginger in gastrointestinal disorders: A systematic review of clinical trials. Food Sci Nutr. 2019.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6341159/
  2. Ana Q. et al. Effect of dietary fiber on the bioaccessibility of phenolic compounds of mango, papaya and pineapple fruits by an in vitro digestion model. Food Science and Technology, 2016.
    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612016000200188
  3. Ellen L. et al. The effect of prunes on stool output, gut transit time and gastrointestinal microbiota: A randomised controlled trial. Clin Nutr. 2019.
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29398337/
  4. Melissa A. et al. Potential Health Benefits of Combining Yogurt and Fruits Based on Their Probiotic and Prebiotic Properties1,2,3. Adv Nutr. 2017.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5227968/
  5. Pieter V. et al. A Novel Non-Digestible, Carrot-Derived Polysaccharide (cRG-I) Selectively Modulates the Human Gut Microbiota while Promoting Gut Barrier Integrity: An Integrated In Vitro Approach. Nutrients, 2020.
    https://www.mdpi.com/2072-6643/12/7/1917/htm


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar