Probióticos são aliados das crianças no retorno às aulas
Preparar os filhos para o retorno às aulas presenciais é uma questão que vai além de medidas de proteção. O uso de probióticos pode evitar infecções respiratórias, menos uso de antibióticos

A importância de fortalecer e equilibrar o sistema imunológico das crianças ganhou relevância em tempos de pandemia por Covid-19. Preparar os filhos para o retorno às aulas presenciais é uma questão que vai além de medidas de proteção, como lavar as mãos, uso de máscara e álcool em gel. 1 É preciso pensar na imunidade.
Boa alimentação e hidratação são fundamentais no dia a dia dos pequenos. No entanto, crianças na fase pré-escolar, entre 2 e 5 anos de idade, ainda têm imunidade mais baixa e costumam ser acometidas por infecções respiratórias, como gripes e resfriados. Quem tem filho sabe que isso acontece.
Nesse cenário atual, após meses de isolamento social, para que o organismo fique menos vulnerável a doenças na volta às aulas, os probióticos podem desempenhar um papel relevante. Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde.
“O papel dos probióticos nas crianças é ajudar a criar anticorpos, fortalecer as células de defesa do organismo, porque na infância há mais ocorrências de infecções respiratórias e gastrointestinais. Entre 2 e 5 anos, principalmente, elas ainda não têm imunidade adequada. O objetivo é reduzir essa quantidade de infecções”, explica o pediatra, alergista e imunologista Bruno Barreto, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. 2
O ideal, segundo o médico, é usar o probiótico diariamente, quando há intenção de fortalecimento da imunidade a médio e longo prazos.
Referências
- Ministério da Saúde. Tem dúvidas sobre o coronavírus? O Ministério da Saúde te responde! [Internet]. Acessado em: 10 jun 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/07/Cartilha-Coronavirus-Informacoes-.pdf>.
- Takiishi T, et al. Intestinal barrier and gut microbiota: Shaping our immune responses throughout life. Tissue Barriers. 2017;5(4):e1373208.