Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Probióticos trazem alívio para Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável faz parte de uma série de doenças que afetam o sistema digestório do indivíduo. O consumo de probióticos específicos têm trazido alívio dos sintomas sem precisar de uma dieta tão restritiva.

Probióticos trazem alívio para Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável faz parte de uma série de doenças que chamamos de distúrbios funcionais, que afetam o sistema digestório do indivíduo. É uma condição que acarreta dor abdominal e alterações intestinais e não têm uma causa bem definida na literatura médica.

Alguns tipos dessa síndrome sugerem sinais de inflamação de baixo grau persistente e alterações da microbiota, mas é sabido que se trata de uma herança genética, como esclarece a pediatra e gastroenterologista Marise Tófoli, presidente da Sociedade Goiana de Pediatria e preceptora da disciplina de Gastro-pediatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás.

Cupom de Desconto Culturelle®

O estresse e a alimentação são poderosos gatilhos para o descontrole da doença, mas antigamente era preconizada a dieta mais restritiva, que tirava tudo que fermenta demais, como feijão, ervilha, leite e derivados, vários vegetais e frutas, refrigerantes, aveia…

“Até que ponto trazemos benefício para a qualidade de vida do paciente?” argumenta a médica. Além, claro, do risco do déficit nutricional que a pessoa pode desencadear, a socialização de uma criança com uma dieta tão rígida e o dia-a-dia de um adulto que trabalha fora, por exemplo, se tornam extremamente complexos para o manejo diário.

Para evitar isso, a médica cita a suplementação com probióticos para melhorar a microbiota do paciente. “O consumo de probióticos específicos têm trazido alívio dos sintomas sem precisar de uma dieta tão restritiva”, avalia.

Alta prevalência dos distúrbios do sistema digestivo

São várias as doenças que trazem grande prejuízo na qualidade de vida do indivíduo e que são ligadas ao sistema digestivo e, em todas, o reequilíbrio da microbiota traz grandes benefícios. O probiótico tem ação imunomodulatória e analgésica.

Mesmo em casos de infecção por H. pylori, a bactéria causadora de gastrite, que infecta 70% da população no Brasil, é possível verificar bons resultados no consumo dos probióticos. Os pacientes podem ter sintomas de indigestão, como dor, sensação de estômago cheio, enjoo, vômito e azia e os probióticos têm sido estudados no tratamento no intuito de reduzir esses efeitos adversos e aumentar os índices de erradicação da bactéria.

Referências

  1. Clinical trial: Multispecies probiotic supplementation alleviates the symptoms of irritable bowel Syndrome and Stabilizes intestinal microbiota – Alimentary Pharmacology and Therapeutics – 2008


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar