Como evitar desconfortos digestivos no dia a dia

Veja como melhorar sua digestão e evitar desconfortos frequentes com mudanças simples na rotina
Sentir desconforto na barriga pode atrapalhar sua rotina e afetar sua qualidade de vida de várias formas. Muitas vezes, esse tipo de mal-estar abdominal está relacionado à forma como os alimentos são processados pelo organismo.
Para se ver livre desses incômodos, é importante entender quais são as causas que contribuem para que ele ocorra e como evitá-los.Se você sofre com desconfortos digestivos, algumas mudanças práticas na rotina podem fazer toda a diferença.
Hábitos que podem causar desconfortos digestivos
Alguns hábitos alimentares podem influenciar a saúde digestiva e levar a sintomas como inchaço, azia e intestino desregulado. São eles:
Alimentação rica em gorduras
Comidas gordurosas sempre despertam nosso paladar. O pastel da feira ou a batata frita do fast food são verdadeiras tentações. O problema é que essas comidas sobrecarregam o intestino e exigem um esforço maior do sistema digestivo, o que causa sensação de peso no estômago, inchaços e, às vezes, até refluxos gástricos.
O excesso de óleos em frituras também pode prejudicar a nossa flora intestinal, reduzindo a diversidade de bactérias e outros micro-organismos do bem que defendem nosso corpo. Isso acaba por favorecer o crescimento de bactérias inflamatórias e outros agentes infecciosos no intestino. O resultado, você já sabe: mais desconfortos.
Falta de mastigação
No dia a dia corrido, outra tentação bastante comum é comer depressa. Nem sempre conseguimos lembrar de mastigar mais devagar e isso faz com que o estômago tenha que trabalhar ainda mais para digerir os alimentos. Isso contribui para a formação de gases e aquela sensação de peso no estômago.
A mastigação é a primeira etapa da boa digestão e ela é importante para que o corpo consiga quebrar bem os alimentos e absorver seus nutrientes com maior facilidade nas próximas fases da digestão.
Consumo de bebidas gaseificadas
Refrigerantes contêm dióxido de carbono (CO₂), o famoso gás da bebida. Quando ele é ingerido, ele pode se acumular no trato digestivo, o que aumenta a produção de gases pelo organismo e causa incômodos.
Fora isso, a maioria das opções da bebida gaseificada contém adoçantes artificiais, como sorbitol e aspartame. Eles podem dificultar a digestão e causarem aqueles desconfortos na barriga que todos nós já experimentamos depois de um copo de refrigerante bem gelado.
Dicas para manter uma digestão saudável
A digestão também pode ser influenciada positivamente quando trocamos hábitos não tão bons por outros mais saudáveis. Veja algumas dicas:
1. Adote uma alimentação balanceada
Uma alimentação que é rica em proteínas magras, fibras, vegetais, frutas e alimentos fermentados, favorece a saúde digestiva. As fibras, por exemplo, auxiliam no trânsito intestinal das fezes e servem de alimento para as bactérias benéficas da microbiota intestinal. Isso ajuda a manter a flora intestinal mais equilibrada, o que coopera para uma digestão melhor.
Trocar o consumo de ultraprocessados, como salsichas e nuggets, por essas opções mais saudáveis e naturais é uma ótima opção. Os alimentos ultraprocessados normalmente contém diversos aditivos artificiais, excesso de gorduras saturadas, açúcares refinados e baixo teor de fibras.
2. Hidrate-se adequadamente
Uma das principais causas da constipação é a falta da ingestão adequada de água. Ela é fundamental para manter o nosso intestino funcionando corretamente. Além de auxiliar no transporte de nutrientes, a água amolece as fezes e facilita sua eliminação.
3. Reduza o estresse e a ansiedade
O intestino é sensível às emoções. Situações de estresse no dia a dia podem desencadear desconfortos, como diarreia, cólicas, indigestão e até mesmo gastrite. Nossas emoções e nosso corpo estão intimamente ligados.
Por isso, é bom sempre procurar formas de relaxar e reduzir os níveis de cortisol no organismo. Esse hormônio, conhecido como hormônio do estresse, pode prejudicar a boa digestão e causar episódios de mal-estar intestinal.
3. Consumo de probióticos
Probióticos são micro-organismos presentes em nosso intestino e que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal. Eles também contribuem para uma digestão mais eficiente dos alimentos, reduzindo a fermentação excessiva que ocorre durante esse processo e que tende a gerar desconfortos na barriga.
Nem sempre esses micro-organismos estão em equilíbrio dentro de nós. Nesses momentos, os suplementos probióticos podem ajudar a restaurar a flora intestinal para uma digestão com menos inchaços e gases associados a essa fermentação excessiva dos alimentos.
O Culturelle Saúde Digestiva® é um dos probióticos da marca Culturelle®, a mais vendida nos Estados Unidos. Ele contém a cepa LGG®, estudada do mundo há 35 anos e segura para reequilibrar a flora intestinal, ajudando na digestão.
(Culturelle® e Culturelle Saúde Digestiva® são marcas do grupo DSM-firmenich. LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.)
Ref.
- Khodarahmi M, Azadbakht L. Ingestão de gordura na dieta e dispepsia funcional. Adv Biomed Res. 21 de abril de 2016;5:76.
- Zhang M, Yang XJ. Efeitos de uma dieta rica em gordura na microbiota intestinal e nas doenças gastrointestinais. Mundial J Gastroenterol. 28 de outubro de 2016;22(40):8905-8909.
- Aziz T, Hussain N, Hameed Z, Lin L. Elucidando o papel da dieta na manutenção da saúde intestinal para reduzir o risco de obesidade, doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias relacionadas à idade: desafios recentes e recomendações futuras. Micróbios intestinais. 2024 janeiro-dezembro;
- Fernández-Tomé S. Papel da Digestão Alimentar e do Sistema Digestivo nas Propriedades Nutricionais, Funcionais e de Saúde dos Bioativos Alimentares. Nutrientes. 2024, 29 de fevereiro;16(5):712.
- https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/water-essential-to-your-body-video
- Cherpak CE. Alimentação consciente: uma revisão de como a tríade estresse-digestão-atenção plena pode modular e melhorar a função gastrointestinal e digestiva. Integr Med (Encinitas).
- Leigh SJ, Uhlig F, Wilmes L, Sanchez-Diaz P, Gheorghe CE, Goodson MS, Kelley-Loughnane N, Hyland NP, Cryan JF, Clarke G. O impacto do estresse agudo e crônico na fisiologia e função gastrointestinal: uma perspectiva do eixo microbiota-intestino-cérebro. J Fisiol. 2023
- https://my.clevelandclinic.org/health/treatments/14598-probiotics
- Capurso L. Trinta anos de Lactobacillus rhamnosus GG: uma revisão. J Clin Gastroenterol. Março de 2019;53 Suplemento 1:S1-S41.