Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Cuidados com o sistema digestivo: 9 hábitos para você colocar em prática

Cuidados com o sistema digestivo: 9 hábitos para você colocar em prática

Sabemos que a saúde do sistema digestivo está diretamente ligada a cuidados com a dieta, mas o estilo de vida também impacta diretamente o funcionamento do trato gastrointestinal. Algumas mudanças de hábitos podem ajudar a evitar problemas como constipação (prisão de ventre), refluxo, azia e gastrite, além de doenças mais sérias. Continue a leitura e veja nove recomendações que ajudam a prevenir esses problemas gastrointestinais.

1- Cuidados com o sistema digestivo – coma alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras são essenciais para formação de bolo fecal e para o trânsito gastrointestinal. Além de ajudar a evitar a constipação, esses nutrientes também podem contribuir para a redução do risco de diabetes e doenças cardíacas. Para adultos saudáveis, a recomendação de consumo diário de fibras varia entre 25 a 38 gramas.

Como incluir mais fibras na dieta?

  • Coma de cinco a sete porções de frutas, legumes e verduras por dia;
  • Inclua aveia e alimentos integrais no cardápio;
  • Opte por variedades de alimentos coloridos nas refeições.

2- Cuidados com o sistema digestivo – evite excesso de gorduras e açúcar

Prefira carnes magras – como peixe ou frango, que possuem menos gordura. Limite também carnes processadas, como salame, bacon e salsicha. Estudos já ligaram o consumo desses alimentos com o aumento do risco de câncer no estômago e intestino.

Evite fast-foods e alimentos ultraprocessados – já que são ricos em açúcar, sódio e gorduras saturadas. Eles podem ser mais difíceis de serem digeridos pelo corpo e causar problemas como prisão de ventre e gases, além de estarem associados ao desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas: diabetes, hipertensão e obesidade.

3- Cuidados com o sistema digestivo – consuma probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos (como, por exemplo, bactérias “boas”) que trazem diversos benefícios à saúde, facilitando a digestão, absorção de nutrientes e até ajudando a aumentar a imunidade. Isso acontece porque, ao interagir com a microbiota intestinal (microrganismos que habitam o intestino), as bactérias probióticas “competem” com as nocivas por espaço na mucosa gastrointestinal. Como consequência, as bactérias “do bem” comprometem o crescimento dos microrganismos que podem causar problemas de saúde.

Como consumir probióticos? Os suplementos são fontes confiáveis de probióticos. No Brasil, eles podem ser encontrados de forma concentrada, secos, em pó, cápsulas e comprimidos. Consulte um médico ou nutricionista para que ele indique qual o probiótico mais indicado para você.

4- Cuidados com o sistema digestivo – durma bem

Os distúrbios do sono têm um forte impacto no sistema digestivo e, por outro lado, muitos sintomas de doenças gastrointestinais influenciam na qualidade do sono. Não dormir o suficiente está relacionado a uma maior prevalência de obesidade, que leva a distúrbios do sistema digestivo como refluxo gastroesofágico, esteatose hepática e, potencialmente, câncer de intestino. Além disso, a obesidade é um importante fator de risco para apneia do sono, resultando em sono insatisfatório, o que pode levar a doenças gastrointestinais.

Estudos já mostraram que o tratamento do distúrbio do sono de um paciente ajuda na melhora dos sintomas gastrointestinais.

5- Cuidados com o sistema digestivo – movimente-se

O sedentarismo pode levar a uma digestão preguiçosa. Por outro lado, praticar exercícios físicos regularmente ajuda no deslocamento da comida pelo intestino, prevenindo a constipação. Além disso, manter o hábito de levar uma vida ativa contribui na prevenção da obesidade e outras doenças, como câncer de intestino, diverticulite e colelitíase.

6- Cuidados com o sistema digestivo – atenção à saúde mental

Estresse e ansiedade podem causar sintomas físicos. Algumas pessoas podem manifestar:

  • Constipação, inchaço e dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Falta de apetite;
  • Em casos mais graves, o estresse emocional pode contribuir para o desenvolvimento de úlceras e síndrome do intestino irritável.

Como solução, vale buscar atividades que desestressam e acalmam, como exercícios físicos, ioga, meditação, além da ajuda profissional de um psicoterapeuta.

7- Cuidados com o sistema digestivo – evite o tabagismo e consumo de álcool

O tabagismo contribui para muitos problemas no sistema digestivo – desde os mais incidentes na população, até doenças mais graves. Os principais são:

  • Azia;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Úlceras;
  • Doença de Crohn;
  • Pólipos no intestino;
  • Pancreatite;
  • Cálculos biliares.

O consumo de álcool, mesmo que moderado, pode levar ao crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado. Isso pode gerar alguns sintomas gastrointestinais, como inchaço, gases, dor abdominal, constipação e diarreia. Já a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas aumenta a produção de ácido no estômago, provocando azia, e até doenças graves do sistema digestivo, como a cirrose.

8- Cuidados com o sistema digestivo – atente-se à hidratação

Beber bastante água e outros líquidos, como chás e sucos naturais, ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos e oxigênio. Além disso, a água também amolece as fezes, o que ajuda a prevenir a constipação e contribui para o bom trânsito intestinal.

9- Cuidados com o sistema digestivo – mastigue com calma

Comer com pressa e sem mastigar direito pode causar má digestão, azia, queimação e inchaço abdominal. Como a comida não foi devidamente deglutida, o aparelho digestivo tem de fazer mais esforço para digerir o alimento e deixá-lo no estado adequado para passar pelo intestino.

Referências

  1. https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/your-digestive-system-5-ways-to-support-gut-health – acessado em 28/11/2021;
  2. http://ipaseal.al.gov.br/aviso/item/2030-exagerou-na-alimentacao-confira-algumas-dicas-para-melhorar-a-digestao – acessado em 28/11/2021;
  3. https://health.clevelandclinic.org/how-to-improve-your-digestive-track-naturally/ – acessado em 28/11/2021;
  4. https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/five-lifestyle-tips-for-a-healthy-tummy/ – acessado em 28/11/2021;
  5. https://www.webmd.com/digestive-disorders/good-digestion – acessado em 28/11/2021;
  6. https://www.medicalnewstoday.com/articles/319583#possible-digestive-problems – acessado em 28/11/2021;
  7. https://pesquisa.bvsalud.org/hansen/resource/pt/biblio-1131653?src=similardocs – acessado em 28/11/2021;
  8. https://www.inca.gov.br/en/node/768#:~:text=O%20consumo%20de%20carnes%20processadas,segunda%2Dfeira%20(26). – acessado em 28/11/2021;
  9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4849511/ – acessado em 28/11/2021.
  10. https://www.sciencedaily.com/releases/2011/10/111031114949.htm – acessado em 28/11/2021.
  11. https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/smoking-and-the-digestive-system – acessado em 28/11/2021.
  12. https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/comer-rapido-pode-causar-problemas-digestivos  – acessado em 28/11/2021.
  13. https://www.scielo.br/j/rbme/a/9fbDcCPGLdWp8CpTCthrdnd/?lang=pt – acessado em 28/11/2021.


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar