O que comer para aliviar os sintomas da diarreia

Veja quais alimentos ajudam a aliviar a diarreia e a recuperar o equilíbrio intestinal
Idas frequentes ao banheiro e desconforto abdominal com certeza são um dos muitos incômodos de quem está com diarreia. Ter que parar alguma atividade do dia para lidar com os sintomas da famigerada “dor de barriga” é algo que ninguém gosta de fazer!
A diarreia pode ter diversas causas, como infecções, intolerâncias alimentares, uso de medicamentos e até mesmo o estresse.
Independentemente do motivo, manter uma alimentação adequada é uma das formas de reduzir os sintomas e evitar a desidratação. Vamos falar, então, sobre o que é bom para diarreia e o que evitar para aliviar os desconfortos causados por ela!
Alimentos recomendados durante a diarreia
Quando o intestino está sensibilizado, alimentos leves e nutritivos ajudam a repor os nutrientes perdidos e acalmar o sistema digestivo. Veja algumas opções que vão te ajudar:
1. Arroz branco
Imagine um alimento leve e de fácil digestão, que fornece energia sem sobrecarregar o intestino. Esse é o arroz branco. Por ser pobre em fibras, ele auxilia no controle da consistência das fezes e evita irritações intestinais.
Cozido apenas com água e uma pitada de sal, ele se torna um alimento fácil de ser digerido e eficaz na recuperação do trato digestivo.
2. Bananas
Se você precisa de um aliado na reposição de eletrólitos, a banana é uma boa escolha. Rica em potássio, ela ajuda a recuperar os minerais perdidos e ainda contribui para a regularização do funcionamento intestinal.
Além disso, a banana contém amido resistente, um tipo de carboidrato que pode ajudar a normalizar a consistência das fezes e promover a saúde intestinal.
A banana, além de todos os benefícios citados acima, também atua como prebiótico, estimulando o crescimento das bactérias benéficas da nossa flora intestinal, o que é bom para quem está com diarreia.
3. Maçãs sem casca
A maçã pode ser uma grande aliada intestinal para quem está com diarreia. A pectina presente nessa fruta auxilia na absorção do excesso de líquido no intestino, ajudando a melhorar a consistência das fezes. Prefira consumi-la raspada ou cozida, para auxiliar ainda mais na digestão.
4. Caldos caseiros
Manter-se hidratado é fundamental, e os caldos caseiros cumprem bem esse papel. Caldos feitos com legumes cozidos e pouco sal, oferecem sódio e outros nutrientes essenciais para evitar a desidratação sem irritar ainda mais o trato digestivo.
Caldos preparados com frango ou carne magra e temperos leves, fornecem proteínas de fácil digestão, ajudando na recuperação do corpo.
5. Água de coco
Quando falamos de hidratação, a água de coco é um dos melhores repositores naturais de eletrólitos.
Ela contribui para recuperar o equilíbrio hídrico do organismo e auxilia na prevenção de sintomas como tontura e fraqueza, que podem acompanhar a diarreia. Além de ser uma bebida refrescante e de fácil absorção, a água de coco contém potássio, cálcio e magnésio, minerais importantes para a manutenção da hidratação e do equilíbrio mineral do corpo.
6. Alimentos e suplementação probiótica
Probióticos são os micro-organismos “do bem” que vivem no nosso intestino e ajudam a manter seu funcionamento. Os probióticos estão presentes em alimentos fermentados, como kefir, kombucha, missô e chucrute, que podem auxiliar no crescimento das bactérias benéficas na nossa barreira intestinal.
Mas quando a diarreia é intensa ou prolongada, contar apenas com alimentos probióticos pode não ser suficiente. Nesses casos, os suplementos probióticos são uma ótima opção para quem está em dúvidas sobre o que é bom para diarreia.
Eles contêm doses mais altas e estáveis de micro-organismos benéficos, como a cepa Lactobacillus rhamnosus GG, que auxilia na recuperação da flora intestinal e na redução da duração da diarreia.
A marca Culturelle® fornece opções de suplementos probióticos de qualidade para auxiliar o seu intestino. É o exemplo do Culturelle® Saúde Digestiva®, que contém LGG®, a cepa probiótica mais estudada do mundo, e pode ser um aliado importante para quem busca restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal.
(Culturelle® e Culturelle Saúde Digestiva® são marcas do grupo DSM-firmenich. LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.)
O que não é bom para quem está com diarreia
Alguns alimentos devem ser evitados durante a diarreia. Procure não consumir leite ou seus derivados. Eles podem ser difíceis de digerir durante um quadro de diarreia, pois a lactose pode aumentar a retenção de líquidos no intestino, o que pode agravar os sintomas.
Alimentos ricos em fibras insolúveis, como cereais integrais e algumas verduras cruas, como couve e brócolis, podem acelerar ainda mais o trânsito intestinal, piorando os sintomas da diarreia.
Açúcares e adoçantes artificiais, presentes em refrigerantes e doces industrializados, não são recomendados, pois podem sobrecarregar o intestino. Bebidas como café e chá-preto também devem ser evitadas, pois contêm cafeína, que pode estimular o sistema digestivo e acelerar o trânsito intestinal, aumentando as evacuações.
Agora que você sabe o que é bom para diarreia e o que não é, tenha o cuidado de escolher os melhores alimentos que poderão ajudar a aliviar os sintomas. E, lembre-se, em caso de maiores dúvidas sobre como manter uma boa dieta durante episódios de diarreia, é sempre bom consultar seu médico ou nutricionista.