Até que ponto os probióticos dos alimentos são efetivos? - Culturelle
Leia, no blog da Culturelle, qual a melhor opção para inserir os probióticos na dieta e ter uma vida mais saudável.
Os probióticos são micro-organismos vivos que trazem benefícios para várias funções do organismo. As bactérias boas podem ser inseridas na alimentação diária por meio de suplementos, mas também estão presentes em alguns alimentos.
Entretanto, eles precisam ser consumidos em quantidades adequadas para gerar o resultado esperado. Continue a leitura para saber:
- O que são probióticos?
- Quais são os alimentos com probióticos?
- Alimentos probióticos fazem realmente bem à saúde?
- O que acontece quando tomamos probióticos?
- Como inserir os probióticos no dia a dia?
- Quais problemas de saúde podem melhorar com o uso de probióticos?
O que são probióticos?
Os probióticos são bactérias vivas que trazem benefícios para a saúde. Esses micro-organismos ajudam a digerir alimentos, destroem células causadoras de doenças e ajudam o corpo a produzir vitaminas.
Ao entrarem em contato com a microbiota intestinal, conjunto de bactérias que habitam o intestino, os probióticos comprometem a proliferação de micro-organismos ruins que podem trazer problemas de saúde e enfraquecer a imunidade.
- Essas bactérias do bem podem ser inseridas na dieta com suplementos alimentares;
- Os probióticos também podem ser encontradas em alguns alimentos.
Quais são os alimentos com probióticos?
Há alimentos que são ricos em probióticos que podem ajudar no melhor funcionamento do organismo. São eles:
Alimentos fermentados – passaram pelo processo de fermentação de microbianos controlados, como leveduras e bactérias, que dão a eles sabores, aromas, texturas e aparências característicos, veja alguns exemplos:
- Iogurte;
- Kefir, uma bebida fermentada;
- Leites fermentados e queijos que não tenham sido cozidos ou pasteurizados;
- Missô, pasta feita a partir da soja ou feijão, arroz ou cevada e sal;
- Kimchi, que é um prato coreano;
- Tempeh, uma comida indiana.
Vegetais fermentados – são conservados através dos ácidos do processo de fermentação em salmoura (água e sal), veja alguns:
- Conserva de repolho, também conhecida como chucrute;
- Conserva de rabanete;
- Conserva de pepino, que é chamada de picles.
Alimentos probióticos fazem realmente bem à saúde?
Os alimentos probióticos, de fato, possuem a capacidade de ajudar o organismo a se manter saudável. Mas é preciso se atentar a quantidade ingerida e a cepa probiótica escolhida.
Um estudo realizado pelos cientistas da University College of London mostrou que algumas bebidas probióticas não possuem a quantidade suficiente de bactérias que o rótulo afirma ter, não sobrevivem ao ácido do estômago ou não chegam ao intestino delgado, como é o caso de algumas marcas de iogurte. Entre os oito produtos analisados, apenas um deles passou nos três testes.
A pesquisa também apontou que o momento em que os probióticos são ingeridos tem influência sobre a ação no organismo. O ideal é consumi-los em jejum, pela manhã, ao menos dez minutos antes da primeira refeição para reduzir as chances de as bactérias morrerem pelos fluidos do estômago.
Outro cuidado em relação à eficácia dos probióticos é em relação às cepas. Algumas delas possuem resultados mais consistentes em relação aos benefícios que podem apresentar e são usadas com mais frequência.
Lactobacillus – impede a proliferação de micro-organismos prejudiciais ao intestino e auxilia o processo de absorção de ingredientes, como cálcio, cobre, magnésio e ferro. É encontrada no trato vaginal, intestino e leite humano. Existem vários tipos de cepa Lactobacillus, sendo L. rhamnosus GG a que tem mais estudos científicos realizados a respeito dos benefícios dela. O Lactobacillus fermenta os carboidratos do intestino, reduzindo o pH e criando um ambiente ácido, que bloqueia micro-organismos ruins.
Bifidobacterium – tem a mesma função do Lactobacillus e ajuda a barrar a proliferação de bactérias ruins e aumentar a absorção de nutrientes. Esses probióticos vivem no muco do intestino grosso e ajudam no equilíbrio do pH, impedindo a proliferação de bactérias ruins. Também ajudam a aumentar a absorção de ferro, cálcio, magnésio e zinco.
Saccharomyces boulardii – é uma espécie de levedura do reino dos fungos usada para tratar os sintomas da diarreia e doença de Crohn.
O que acontece quando tomamos probióticos?
Os probióticos podem ter vários efeitos no organismo, e diferentes bactérias boas podem agir de maneiras diferentes. Entre os principais benefícios dos probióticos, estão:
- Ajudar seu corpo a manter uma comunidade saudável de micro-organismos;
- Produzir substâncias que trazem benefícios para o funcionamento do corpo;
- Influenciar a resposta imune do corpo;
- Ajudar o organismo a digerir alimentos;
- Ajudar o processo de controlar inflamações;
- Melhorar a absorção de nutrientes, como a vitamina B, cálcio e ferro;
- Ajudar na eliminação de substâncias químicas tóxicas do intestino;
- Melhorar o humor.
Como inserir os probióticos no dia a dia?
Existem duas maneiras de obter mais bactérias boas em seu intestino: alimentos fermentados e suplementos. Em relação aos alimentos, nem todos os que são fermentados contêm probióticos. Alguns deles passam por etapas que removem esses micro-organismos, como acontece com a cerveja ou o vinho, ou os tornam inativos, como no processo de panificação e de enlatamento.
Não há ingestão diária recomendada de alimentos com probióticos. Portanto, não há como saber exatamente qual a melhor quantidade de alimentos fermentados consumir e de que tipos de fermentados. Portanto, é interessante adicionar um suplemento probiótico em cápsula, comprimidos, líquidos ou sachê na dieta.
Mas, antes de fazer uma suplementação alimentar com probiótico, consulte um médico para que ele possa indicar quais as melhores bactérias para cada caso. Além disso, a dose de probióticos varia de acordo com o tipo de bactéria, a idade e o problema a ser resolvido.
Quais problemas de saúde podem melhorar com o uso de probióticos?
Além da ação no intestino e o aumento da imunidade citados anteriormente, os probióticos podem ajudar a diminuir os sinais e sintomas de alguns problemas de saúde caso sejam ingeridos regularmente na dieta, tais como:
- Inflamações intestinais;
- Infecções urinárias;
- Síndrome do intestino irritável;
- Infecções respiratórias;
- Diarreia;
- Intolerância à lactose;
- Candidíase;
- Dermatite atópica.
Conteúdo relacionado
Conheça quais são os alimentos probióticos
Probiótico LGG: conheça seus diferenciais e saiba quando usar
Probiótico ajuda quem tem gastrite?
Referências
- https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-get-more-probiotics#:~:text=The%20most%20common%20fermented%20foods,sourdough%20bread%20and%20some%20cheeses – acessado em 30/01/2023;
- https://www.nccih.nih.gov/health/probiotics-what-you-need-to-know – acessado em 30/01/2023;
- https://www.heartfoundation.org.nz/about-us/news/blogs/fermented-foods-the-latest-trend – acessado em 30/01/2023;
https://my.clevelandclinic.org/health/articles/14598-probiotics – acessado em 30/01/2023.