Buscar
Cultive Seu Melhor

Conheça quais são os alimentos probióticos

Conheça quais são os alimentos probióticos

Na busca por uma rotina cada vez mais saudável, é comum encontrarmos pessoas investindo em probióticos. Afinal, já está comprovado pela ciência os benefícios dessas bactérias e leveduras benéficas, incluindo ajudar na saúde intestinal e problemas digestivos. Os probióticos já habitam nosso organismo, mas é possível multiplicá-los e fortalecê-los de duas maneiras: por meio de certos alimentos ou suplementos alimentares. A seguir, você saberá quais são os alimentos probióticos e como inseri-los na sua dieta.

O que são alimentos probióticos e quais os seus benefícios?

Essencialmente, os probióticos são microrganismos vivos que oferecem benefícios a nossa saúde quando consumidos corretamente. Eles atuam na saúde gastrointestinal, fazendo a manutenção e o equilíbrio das bactérias que vivem ali.

Os alimentos probióticos, portanto, são aqueles que contém naturalmente essas bactérias e leveduras do bem, que contribuem fortemente para a manutenção da saúde.

Os benefícios dos alimentos probióticos para o nosso organismo são: 

  • Apoiam a função imunológica do organismo;
  • Ajudam o processo de controlar inflamações;
  • Ajudam o organismo a digerir alimentos;
  • Evita que as bactérias ruins saiam do controle e deixem o organismo doente;
  • Fortalecem as células que revestem o intestino e evitam que as bactérias nocivas entrem em nosso sistema sanguíneo;
  • Auxiliam na absorção de medicamentos.

De forma geral, os alimentos probióticos ajudam a manter um equilíbrio saudável no corpo. O tempo todo somos expostos a bactérias nocivas, quando, por exemplo, nos alimentamos de forma desregulada. Os microrganismos encontrados nos alimentos probióticos atuam no combate a essas bactérias ruins e restauram o equilíbrio do nosso organismo.

Alguns problemas de saúde e até mesmo doenças podem ter seus sintomas amenizados com o consumo constante de alimentos probióticos, tais como:

  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Infecções urinárias;
  • Infecções respiratórias, como resfriado e sinusite;
  • Intolerância à lactose;
  • Dermatite atópica.

Quais são os alimentos probióticos?

Agora que você já conhece os principais benefícios dos alimentos probióticos e quais tipos de problemas de saúde eles podem minimizar, é o momento de entender se você já consome alguns desses alimentos ou como pode incluí-los na sua dieta do dia a dia.

Confira quais são os principais alimentos probióticos e como eles podem ser consumidos:

Iogurte – é feito a partir do leite fermentado, rico em proteínas, vitaminas e minerais. Contém lactobacilos e microrganismos benéficos. Pode ser consumido no café da manhã ou lanches ao longo do dia, junto com frutas, aveia e outros cereais. Procure optar pela versão sem adição de açúcares.

Queijo cottage – é considerado um queijo com baixa gordura, o que lhe proporciona uma maior qualidade. É um alimento que viabiliza a proliferação de probióticos, tornando-se muito benéfico à saúde. Confira o rótulo para garantir que ele foi fortalecido com probióticos.

Kombucha – bebida feita a partir de chá fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde. Fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.

Chucrute – preparação comum na culinária alemã, feita a base de sal e repolho, que nada mais é do que uma conserva do vegetal. Ao passar pelo processo de fermentação, o alimento se torna probiótico e pode trazer inúmeros benefícios à saúde gastrointestinal.

Kimchi – receita típica coreana, que é feita de vegetais fermentados em conserva, podendo ser acelga, repolho, rabanete, entre outros.

Outros alimentos são os variados tipos de picles, o missô (feito a partir da soja fermentada) e pães de massas fermentadas.

No geral, os alimentos fermentados são os que possuem maior quantidade de probióticos. E isso acontece porque eles passam por um processo no qual bactérias naturais se alimentam do açúcar e do amido dos alimentos, criando o ácido lático. Esse processo cria um ambiente que preserva os alimentos e promove enzimas benéficas, vitaminas B e ácidos graxos ômega-3, bem como várias espécies de bactérias benéficas.

Mas atenção, nem todos os alimentos fermentados contêm probióticos. Alguns deles passam por etapas que removem os probióticos, como a cerveja e o vinho, ou os tornam inativos, que é o que acontece ao assá-los ou enlatá-los.

Como consumir probióticos além da alimentação?

Como dito anteriormente, além dos alimentos, é possível encontrar probióticos em suplementos alimentares, consumidos em cápsulas, comprimidos, líquidos ou sachês.

De forma geral, os probióticos devem ser consumidos todos os dias. A dose varia de acordo com o tipo de bactéria, a indicação e idade da pessoa que irá consumir. É importante usá-los conforme orientação médica.

Vale lembrar que, além de consumir os alimentos probióticos e complementar a alimentação com suplementos, também é fundamental investir em uma alimentação rica em fibras, que atuam em parceria com os probióticos, favorecendo a saúde do seu intestino.

Referências


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Deixe seu comentário:

Nome e e-mail obrigatórios, seu e-mail não será divulgado

Produtos relacionados

Posts relacionados

Política de Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar