Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Como fortalecer a imunidade das crianças para a volta às aulas?

Como fortalecer a imunidade das crianças para a volta às aulas?

A volta às aulas é um dos momentos mais especiais para as crianças, que retornam para o convívio com os coleguinhas e começam um novo ano de aprendizados. Nessa época do ano, é importante que os pequenos estejam com a imunidade fortalecida, já que eles ficam mais suscetíveis a pegar doenças e viroses devido ao contato frequente com outras pessoas. Continue a leitura para saber como evitar o contágio e manter o organismo da criançada saudável.

Por que nos primeiros dias de volta às aulas é comum as crianças ficarem doentes?

É comum que as crianças fiquem doentes após a volta às aulas devido ao contato com dezenas de outras pessoas diariamente. Isso porque elas ficam mais expostas aos vírus e bactérias causadoras de problemas de saúde.

Mas, de uma forma geral, as pessoas costumam mesmo ficar mais doentes durante a infância. Entre as questões de saúde que são mais frequentes nessa fase da vida estão as doenças respiratórios e os problemas gástricos, sendo que esses últimos chegam a acontecer até sete ou oito vezes por ano. Mas, a lista é maior! Veja as doenças mais comuns entre as crianças são as seguintes:

  • Gripes e resfriados;
  • Conjuntivite
  • Catapora;
  • Infecção por rotavírus;
  • Alergias;
  • Viroses;
  • Caxumba.

Quais alimentos são mais recomendados para melhorar a imunidade das crianças?

A principal forma de manter fortalecida a imunidade das crianças é oferecendo uma alimentação nutritiva e balanceada, rica em frutas, legumes, verduras e grãos. Os pequenos devem evitar comer alimentos ultra processados e que contenham muito açúcar ou gorduras não saudáveis, como a gordura saturada. Isso não significa que eles não possam consumir biscoitos ou sorvetes, por exemplo. Mas não é recomendado que esses itens façam parte da dieta diária, eles devem ser consumidos com moderação.

Uma das vitaminas que mais ajudam no fortalecimento da imunidade é a vitamina D, que é sintetizada pelo corpo quando fica exposto ao sol. Embora existam alimentos que contenham vitamina D, o consumo deles não é suficiente para suprir as necessidades diárias de uma pessoa. O que pode exigir a suplementação em países onde a incidência solar é menor, como em alguns do hemisfério norte em determinados meses do ano.

A principal maneira de obter a vitamina D é com a exposição ao sol durante cerca de 15 a 20 minutos por dia com braços, pernas e tronco descobertos e sem protetor solar, no período entre 9h e 15h. Mas, como este é, justamente, o período em que tomar sol sem proteção oferece mais riscos para a saúde, deve-se ficar exposto sem filtro solar ou qualquer outro tipo de proteção somente pelos minutos necessários.

Mas existem outras vitaminas e minerais que também são importantes para o fortalecimento do organismo infantil e ajudam a fortalecer a imunidade. Eles podem ser encontrados em:

  • Carne bovina – ferro e zinco;
  • Espinafre – fonte de magnésio, ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12;
  • Batata doce e fígado – vitamina A;
  • Lentilha e feijão – ferro;
  • Laranja e abacaxi – vitamina C;
  • Nozes, sementes de abóbora e de chia – ômega 3.

Que outras medidas são recomendadas para melhorar a imunidade das crianças?

Além da alimentação saudável, outras medidas ajudam a manter a imunidade das crianças fortalecida.

Manter bons hábitos de sono – o número de horas necessárias para que o corpo possa descansar o suficiente varia de acordo com a idade, sendo de 12 a 16 horas para bebês e 10 horas para adolescentes. Também é importante limitar o número de horas em frente às telas e desligar os aparelhos eletrônicos uma ou duas horas antes de dormir.

Praticar exercícios físicos – quando executados de forma regular, ajuda a manter adultos e crianças saudáveis e com menos chance de adoecer. Praticar um esporte é uma boa maneira de fazer isso. Mas, levar os pequenos para brincar em um parquinho ou passear rotineiramente já ajuda a evitar o sedentarismo e a fortalecer a saúde.

Gerenciar o estresse – o nervosismo do dia a dia torna crianças e adultos menos saudáveis e mais propensos às infecções. Os pequenos devem ter tempo livre para brincar e fazer atividades que os façam felizes. A pandemia deixou muitos deles deprimidos e ansiosos. Então, caso os pais ou responsáveis notem alterações no comportamento, é importante consultar um profissional da área de saúde mental.

Manter as vacinas em dia – é a forma mais eficaz e segura de evitar que as crianças fiquem doentes. A vacina contra a gripe é recomendada anualmente para todas as pessoas com 6 meses ou mais; outra que deve se manter em dia é a da covid-19, além das já conhecidas BCG, que previne contra as formas mais graves de tuberculose, e as vacinas contra hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, meningite C, caxumba, rubéola e sarampo.

Fazer a higiene pessoal – cuidados simples como lavar bem as mãos depois de usar o banheiro e antes de refeições, higienizar as mãos com álcool em gel sempre que possível, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou respirar e evitar roer unhas para não levar as mãos à boca.

O que são probióticos e como eles podem ajudar na imunidade das crianças?

Os probióticos são micro-organismos benéficos à saúde, que podem ser encontrados em certos alimentos ou suplementos alimentares. Além de ajudarem a manter o equilíbrio do organismo, os probióticos ajudam a prevenir doenças e apoiam o tratamento de diversos problemas de saúde. Eles também ajudam a manter a imunidade de adultos e crianças fortalecida. Algumas das formas que os probióticos agem são:

  • Estimulam as bactérias benéficas que fazem parte da microbiota intestinal de todas as pessoas, o que inibe o crescimento daquelas que causam doenças;
  • Ajudam a fortalecer a mucosa do intestino;
  • Melhoram a absorção de nutrientes;
  • Ajudam a prevenir problemas intestinais e a controlar sintomas como diarreia;
  • Auxiliam o sistema imunológico.

Os probióticos podem ser consumidos na forma de suplemento alimentar e é aconselhável procurar orientação médica sobre como usar para obter o máximo de benefício deles. Mas, eles também estão presentes em diversos alimentos, tais como:

  • Kombuchá;
  • Iogurte;
  • Picles;
  • Kefir;
  • Vinagre de maçã;
  • Coalhada.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar