7 dicas de como desinflamar o intestino

Dicas simples para reduzir a inflamação intestinal e melhorar sua saúde digestiva
Você já sentiu seu abdômen inchado, desconfortável ou com digestão lenta? A inflamação intestinal não é apenas um incômodo passageiro – ela pode impactar a absorção de nutrientes, afetar o sistema imunológico e até influenciar o seu humor.
Muitas vezes, sem perceber, hábitos cotidianos como uma alimentação rica em ultraprocessados, estresse excessivo e o uso prolongado de antibióticos contribuem para o desequilíbrio da microbiota intestinal, agravando ainda mais essa condição.
Se você já tentou de tudo e ainda sente esses desconfortos, aqui você encontrará sete estratégias comprovadas para como desinflamar o intestino.
Alimentos que ajudam a desinflamar o intestino
O que você come tem impacto direto na saúde do seu intestino. Escolher os alimentos certos pode ajudar a equilibrar a microbiota intestinal e reduzir processos inflamatórios. Veja alguns alimentos que podem auxiliar:
Frutas ricas em fibras
Frutas como maçã, pera, banana e mamão são ricas em fibras solúveis, que ajudam a regular o trânsito intestinal e alimentam as bactérias benéficas do intestino. Essas fibras atuam como prebióticos, favorecendo um ambiente mais saudável para a microbiota intestinal. Além disso, frutas cítricas, como laranja e limão, possuem antioxidantes que auxiliam na redução de inflamações.
Vegetais folhosos e crucíferos
Vegetais folhosos, como espinafre, couve e rúcula são fontes de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Além disso, são ricos em fibras que ajudam a manter o equilíbrio da microbiota e acelerar o trânsito intestinal. Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e repolho contêm compostos sulfurados que contribuem para a desintoxicação do organismo e o fortalecimento do intestino.
Alimentos probióticos e prebióticos
Probióticos são conhecidas como as bactérias do bem presentes em nosso intestino. Esses micro-organismos benéficos formam a nossa flora intestinal e podem ser encontrados em alimentos como iogurte natural, kefir, chucrute e kombucha, que são algumas opções ricas em probióticos que podem auxiliar na manutenção de um intestino saudável.
Já os alimentos prebióticos, como alho, cebola, beterraba e aveia, servem de alimento para as bactérias benéficas do nosso intestino, estimulando seu crescimento e atividade.
7 hábitos que contribuem para um intestino saudável
Além da alimentação, algumas práticas diárias podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal e manter o intestino funcionando bem. Então, separamos 7 dicas de como desinflamar o intestino:
1. Hidratação adequada
A ingestão de água é essencial para manter o intestino funcionando corretamente. A água auxilia na digestão, na absorção de nutrientes e na eliminação de toxinas, prevenindo o ressecamento das fezes e o desconforto intestinal. Chás anti-inflamatórios, como camomila e hortelã, também podem ser aliados na redução de inflamações.
2. Redução do estresse e saúde emocional
O intestino e o cérebro estão diretamente conectados e altos níveis de estresse podem prejudicar o equilíbrio da microbiota intestinal e desencadear ou agravar distúrbios gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável (SII). Práticas como meditação, exercícios físicos, sono adequado e técnicas de respiração e relaxamento ajudam a reduzir o estresse e a manter o intestino saudável.
3. Prática regular de atividade física
A movimentação do corpo estimula os músculos intestinais, ajudando na digestão e na eliminação de resíduos. Caminhadas, ioga e exercícios aeróbicos podem melhorar a função intestinal e reduzir inflamações. Além disso, atividades físicas liberam endorfinas, que auxiliam na regulação do sistema nervoso e reduzem quadros de ansiedade e estresse, que podem impactar a saúde intestinal.
4. Sono de qualidade
A qualidade do sono influencia diretamente a saúde do intestino. Um sono desregulado pode afetar negativamente a microbiota intestinal e aumentar os níveis de inflamação. Ter uma rotina de horários para dormir, evitar telas antes de deitar e criar um ambiente confortável para o descanso são hábitos fundamentais para a qualidade do sono, impactando na saúde intestinal.
5. Evite o consumo excessivo de açúcar e ultraprocessados
O alto consumo de açúcar refinado e alimentos ultraprocessados pode prejudicar o equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo a inflamação e a proliferação de bactérias prejudiciais. Reduzir o consumo desses alimentos e optar por fontes naturais e minimamente processadas ajuda a manter um intestino mais saudável.
6. Moderação no consumo de álcool
O álcool pode afetar negativamente a flora intestinal, comprometendo a barreira intestinal e favorecendo inflamações. O consumo moderado, aliado a uma dieta equilibrada, contribui para a manutenção de um sistema digestivo saudável.
7. Suporte com probióticos
Quando a flora intestinal, que é composta pelos probióticos, é afetada por fatores como estresse, dieta inadequada e o corpo desencadeia respostas inflamatórias no intestino, a suplementação com probióticos podem ajudar a desinflamar o intestino .
A Culturelle® é a líder mundial em suplementos probióticos. Os produtos da linha Culturelle® contam com a LGG®, a cepa probiótica mais estudada do mundo e eficaz para auxiliar no trato de inflamações intestinais. A LGG® é capaz de auxiliar na modulação da inflamação intestinal, o que favorece o equilíbrio entre substâncias inflamatórias e anti-inflamatórias no intestino.
(Culturelle® é uma marca do grupo DSM-firmenich. LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.)