Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Microbiota e imunidade: sabia que 70% das células de defesa estão no intestino?

Microbiota e imunidade: sabia que 70% das células de defesa estão no intestino?

A microbiota, conhecida popularmente como flora intestinal, ajuda a equilibrar nosso sistema imunológico: as células do corpo que agem como defesa para infecções e diferentes tipos de doenças. Aproximadamente 70% de todas as células produtoras de anticorpos estão no trato gastrointestinal, tornando-o o maior órgão de defesa do nosso corpo. A seguir, entenda como a microbiota e imunidade se relacionam.

O que é microbiota?

A microbiota é um complexo sistema localizado no trato digestivo, onde diferentes espécies de microrganismos que vivem. Eles ajudam, por exemplo, no processo de digestão de determinados alimentos, no metabolismo de vitaminas e protegem o trato gastrointestinal para que agentes agressores não sejam capazes de infectar nosso corpo.

A formação da microbiota nos humanos começa antes mesmo do nascimento, já que a  mãe tem influência nas características que serão passadas à microbiota da criança. Hábitos saudáveis, como uma alimentação rica em componentes naturais (frutas, verduras e legumes, por exemplo), além da prática frequente de exercícios físicos, têm o poder de alterar a composição da microbiota, favorecendo-a para que se torne mais saudável e funcional.

Cupom de Desconto Culturelle®

Qual a relação do intestino com a nossa imunidade?

Considerado o maior órgão com influência no sistema imunológico do corpo, o trato intestinal possui um papel central na regulação da homeostase (habilidade de manter o equilíbrio) com o sistema imunológico. Ao contrário do que se acreditava antigamente, a ciência já mostrou que essa área do nosso corpo não se trata de uma barreira física que não se move, mas sim de um local que interage fortemente com o microbioma intestinal e as células do sistema imunológico. É o que mostra um estudo publicado no periódico científico Tissue Barriers.

A comunicação frequente que ocorre entre as células imunes e o microbioma ajuda a moldar as respostas imunes do corpo contra qualquer elemento estranho ao organismo, promovendo a produção de anticorpos. Há diversas pesquisas recentes que indicam que a composição do microbioma intestinal afeta – de forma positiva ou negativa, a depender da pessoa – o desenvolvimento do sistema imunológico e os tipos de micro-organismos que vivem no local. Já os micro-organismos afetam a barreira intestinal.

Além disso, a disbiose, caracterizada como o desequilíbrio da microbiota, pode estar relacionada ao aumento da suscetibilidade a certas doenças, como as causadas por bactérias e vírus.

A relação entre microbiota e imunidade vai além do intestino, influenciando positivamente as respostas de defesa de outros órgãos, como pulmão e trato urinário. Além disso, um bom sistema imunológico, fortalecido pelos hábitos de vida saudáveis, tem o poder de contribuir para que infecções não se tornem extremamente graves. Pode ajudar também para que um paciente em tratamento de doenças – como o câncer ou pneumonia – tenha menos efeitos colaterais e mantenha um bem-estar geral durante o período em que busca a cura.

Probióticos podem ajudar no equilíbrio da microbiota?

Os probióticos contribuem diretamente para a saúde e melhor funcionamento da flora intestinal. Eles são micro-organismos vivos, uma espécie de bactérias do bem, que auxiliam o corpo a se manter saudável enquanto trabalham para que o intestino funcione da melhor forma possível, sem que você perceba que isso está acontecendo.

Por meio da ação dos probióticos, a barreira da mucosa do intestino é fortalecida, e consequentemente, o corpo recebe impactos positivos na imunidade, tornando-se mais propício a combater infecções de forma efetiva.

Receber a suplementação de probióticos tende a ser especialmente benéfico no caso de crianças e idosos, já que são grupos mais suscetíveis a desequilíbrios no sistema imunológico. É indicado sempre a orientação de um profissional de saúde para ajudá-lo a escolher o probiótico mais adequado para o seu caso.

Referências


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar