Buscar
Cultive Seu Melhor

O que é microbiota intestinal e qual sua função para o corpo humano

O que é microbiota intestinal e qual sua função para o corpo humano

A microbiota intestinal, também chamada de flora intestinal, é o conjunto de micro-organismos, como as bactérias, que habitam o trato intestinal do corpo humano e ajudam na digestão de alguns alimentos, na produção de vitaminas e no fortalecimento do sistema imunológico. Vários problemas de saúde, como doenças crônicas e autoimunes podem estar relacionadas a alterações da microbiota intestinal.

O que é microbiota?

Microbiota se refere a qualquer grupo de micro-organismos que vivam juntos em algum ambiente. É possível encontrar bactérias, fungos, protozoários e até vírus nesse conjunto. Nos seres humanos, há a microbiota da pele, do intestino e, no caso das mulheres, existe também a microbiota vaginal.
Antigamente, se utilizava o termo “flora intestinal” para falar da microbiota intestinal. Porém, o termo não é tão utilizado atualmente, pois são micro-organismos, como as bactérias, que vivem no trato gastrointestinal. Mas, é importante não confundir microbiota com uma palavra parecida, que até parece um sinônimo: microbioma. Mas, o sentido deste termo é mais amplo e faz referência aos trilhões de genes diferentes micro-organismos que podem existir dentro de uma microbiota.

Quais as características da microbiota intestinal?

A microbiota intestinal de cada pessoa tem características únicas, é composta de bactérias diferentes, na sua grande maioria não patogênicas (ou seja, que não causam mal à saúde) e que são adquiridas ainda no nascimento. Fatores ambientais, como os hábitos alimentares e a idade, podem influenciar no funcionamento da microbiota intestinal. Isso faz com que cada pessoa possa reagir de uma forma diferente a uma mesma dieta alimentar.

Alguns hábitos alimentares podem favorecer a perda de peso em determinadas pessoas, enquanto em outras isso não ocorre.

Qual é a função da microbiota intestinal?

A microbiota intestinal é importante para diversos aspectos do nosso organismo, como o funcionamento do sistema imunológico, absorção de nutrientes, produção de vitaminas e controle da proliferação de bactérias que podem fazer mal ao trato gastrointestinal. Veja as principais atribuições da microbiota intestinal:

Antibacteriana – a microbiota intestinal impede a entrada de bactérias “maléficas” e que podem ser indesejáveis para a região gastrointestinal. É uma espécie de barreira, que pode atuar das seguintes formas:

  • Formação de uma barreira mecânica na microbiota intestinal, que impede essas bactérias indesejáveis de se ligarem à parede intestinal;
  • Os microrganismos existentes fazem essas novas bactérias “morrerem de fome” após consumir rapidamente todos os nutrientes que chegam ao intestino;
  • Liberação de substâncias que são capazes de destruir essas bactérias “ruins”.

Imunoestimulante – a microbiota intestinal exerce uma função muito importante para o sistema imunológico, pois a parede intestinal é rica em células imunes, como basófilos, neutrófilos, linfócitos, entre outros. O que estimula essas células são os micro-organismos da microbiota intestinal. Se não houver essa ação, o sistema imunológico pode se tornar menos efetivo contra elementos estranhos ao organismo e infecções, além de ficar desregulado.

  • Uma atuação irregular da microbiota intestinal pode fazer com que o corpo humano responda de forma exagerada a alguns nutrientes ou organismos, o que pode provocar reações como alergia e doenças autoimunes, como a retocolite ulcerativa ou a doença de Crohn.

Metabolismo – A microbiota intestinal tem um papel na digestão de alguns alimentos, como o amido encontrado em grãos, vegetais e legumes. Com base nesses resíduos são produzidos, por exemplo, vitaminas como a K e do complexo B, que podem atuar no sistema imunológico e como fonte de energia para o corpo. Se a microbiota intestinal não realizar corretamente essa função, podem surgir doenças, como a obesidade, e transtornos digestivos.

Qual é o papel dos probióticos no equilíbrio da microbiota intestinal?

O probiótico pode ser um importante aliado para a microbiota intestinal, pois é um tipo de bactéria viva que auxilia o corpo a se manter saudável. Especialmente em crianças e idosos, quando é possível que os micro-organismos atuem de forma menos eficaz do que na fase adulta.

Há bactérias boas e ruins que podem habitar o nosso corpo. As ruins surgem no caso de uma infecção, por exemplo, e provocam uma reação no sistema imunológico. Já as bactérias benéficas podem ajudar a eliminar as ruins e proteger a saúde. No caso dos probióticos, os micro-organismos dele, quando em equilíbrio com o corpo, farão parte das bactérias “do bem” ajudando a manter a saúde.

O probiótico pode ser adquirido de duas formas: na alimentação do dia a dia ou pela suplementação. Em ambos os casos, esse tipo de bactérias pode ser útil para o organismo, contribuindo para a redução da gravidade de quadros de diarreia ou na recomposição da microbiota intestinal após o uso de antibióticos.

Referências

  1. https://www.abcd.org.br/blog/artigos/conheca-a-importancia-da-microbiota/ – acessado em 11/11/2021;
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3426293/ – acessado em 11/11/2021;
  3. https://microbiomejournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40168-020-00875-0 – acessado em 11/11/2021;
  4. https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/importancia-da-microbiota-intestinal-no-inicio-da-vida/ – acessado em 11/11/2021;
  5. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/microbiome/ – acessado em 11/11/2021;
  6. https://microbiologysociety.org/blog/what-is-a-microbiome.html – acessado em 11/11/2021;
  7. https://pebmed.com.br/microbiota-intestinal-seria-um-novo-orgao/ – acessado em 11/11/2021;
  8. https://newsnetwork.mayoclinic.org/discussion/mayo-clinic-minute-what-is-the-microbiome-and-how-does-it-affect-your-weight/ – acessado em 11/11/2021;
  9. https://my.clevelandclinic.org/health/articles/14598-probiotics – acessado em 11/11/2021.


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Posts relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar
''