Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Como evitar a resistência a antibióticos?

Como evitar a resistência a antibióticos?

Uma das maiores ameaças à saúde global, a resistência a antibióticos causa 700 mil mortes todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência estima que, se não forem tomadas ações em relação a esse problema, o número de vidas perdidas anualmente pode chegar a 10 milhões em 2050. O problema já impacta no tratamento de uma série de doenças, como infecções urinárias, respiratórias e sexualmente transmissíveis (ISTs), pneumonias e tuberculose. Continue a leitura para saber:

O que é resistência a antibióticos e por que isso é uma preocupação mundial?

A resistência a antibióticos ocorre quando as bactérias deixam de responder à ação do medicamento. Ou seja, os micro-organismos continuam se espalhando e multiplicando no organismo, prolongando os sintomas dos problemas de saúde causados por eles.

Isso acontece quando há o uso indiscriminado ou incorreto dos antibióticos. Quando uma pessoa apresenta uma infecção bacteriana e passa a ingerir a medicação, os micro-organismos mais fracos começam a ser eliminados e os sintomas da doença melhoram. Mas, se o paciente suspende a medicação nesse momento do tratamento, as bactérias mais fortes seguem vivas e passam a se multiplicar novamente, fazendo com que os sintomas voltem a aparecer. As bactérias vão estar ainda mais fortes e o antibiótico inicialmente prescrito não fará mais efeito, sendo necessário o uso de outro antibiótico.

A resistência bacteriana traz uma grande ameaça à saúde de população, pois pode dificultar ou até impossibilitar o tratamento de uma série de doenças comuns. Além disso, o problema eleva custos médicos, prolonga as internações hospitalares e leva à necessidade de se utilizar mais medicamentos, aumentando o risco de efeitos adversos.

O que causa a resistência a antibióticos?

A resistência aos antibióticos é causada pelo uso excessivo e indevido de antimicrobianos. Ou seja, quando uma pessoa faz o uso de antibiótico sem necessidade ou interrompe a medicação antes do recomendado pelo médico, ao perceber uma melhora dos sintomas. Quando isso acontece, as bactérias podem:

Como as infecções resistentes a antibióticos se espalham e como preveni-las?

As bactérias resistentes se espalham da mesma forma que as bactérias não-resistentes. Isso pode acontecer através de:

Para prevenir o contágio de infecções bacterianas, é preciso ficar adotar alguns cuidados:

Como são tratadas as infecções resistentes a antibióticos?

O tratamento de infecções resistentes a antibióticos varia. O profissional de saúde geralmente receita outro antibiótico para combater os micro-organismos, mas pode haver alguns efeitos colaterais e desvantagens no uso do novo medicamento. É possível que as bactérias fiquem ainda mais resistentes e se tornem “superbactérias” – bactérias que conseguem resistir ao tratamento com o uso de uma grande quantidade de antibióticos.

Como evitar a resistência a antibióticos?

A melhor maneira de evitar que a resistência antibiótica é fazer o uso correto dos medicamentos, utilizando-os apenas de acordo com a prescrição médica.

  • , como gripes ou resfriados. Esses medicamentos devem ser utilizados apenas no combate a infecções bacterianas;
  • e não faça o uso do medicamento sem a indicação de um profissional de saúde. Existem antibióticos específicos para tratar as diferentes doenças causada por alguma bactéria;
  • Não pule doses ou pare de tomar a medicação, mesmo se estiver se sentindo melhor;

Os profissionais de saúde também devem adotar algumas medidas para evitar que os pacientes tomem antibióticos indevidamente:

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar