Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

A diarreia é mais comum no verão?

Como a temporada mais quente do ano coincide com as férias escolares, as pessoas acabam viajando para locais onde nem sempre é possível contar com os devidos cuidados sanitários.

A diarreia é mais comum no verão?

Como a temporada mais quente do ano coincide com as férias escolares, as pessoas acabam viajando para locais onde nem sempre é possível contar com os devidos cuidados sanitários. Além disso, a frequência em espaços ao ar livre, como clubes, parques e praiais aumenta assim como as refeições fora de casa, elevando as chances de contaminação. Então, continue a leitura para saber:

O que é diarreia?

A diarreia é um desarranjo intestinal que faz a pessoa evacuar mais vezes por dia, sendo que as fezes são mais moles ou líquidas. Ela pode ser causada por vários fatores, como cirurgia no estômago ou no intestino, alguns medicamentos e alimentos, doenças em partes do sistema digestivo, estresse e infecção por micro-organismos e vermes. Dependendo da causa, pode ser:

  • Diarreia aguda – quando dura de um ou dois dias até duas semanas;
  • Diarreia crônica – com duração de um mês pelo menos.

Além disso, é possível que a diarreia venha acompanhada de alguns sinais e sintomas, tais como náusea, vômito, cólicas ou dores abdominais, febre, inchaço, necessidade urgente de evacuar e muco e/ou sangue nas fezes. É necessário procurar um médico quando a pessoa:

  • Ficar desidratada;
  • Tiver febre acima de 39º C;
  • Apresentar fezes pretas ou com sangue;
  • Não melhorar em 24h no caso das crianças;
  • Não melhorar depois de dois dias no caso dos adultos;
  • Ter dor abdominal ou retal grave no caso dos adultos.

Por que os casos de diarreia são mais comuns no verão?

Os casos de diarreia costumam ser mais frequentes no verão em virtude do aumento da temperatura, que favorece a proliferação dos micro-organismos e parasitas que podem causar o problema. O contato com bactérias, parasitas e vírus se dá, principalmente, pelo consumo de alimentos e água contaminados por esses agentes e também por não manter hábitos adequados de higiene.

Quando o clima está quente, as pessoas costumam frequentar com mais frequência espaços ao ar livre, em especial as praias, onde acabam fazendo as refeições sem se preocupar muito em lavar as mãos antes do comer ou depois de manusear o dinheiro e outros objetos. Além disso, é quase impossível saber a procedência dos alimentos e bebidas oferecidas em quiosques ou vendedores ambulantes.

Essa é a principal conjunção de fatores que contribui para o aumento da incidência de diarreia no verão. Entretanto, vale salientar que o problema pode ocorrer em qualquer época do ano e deve ser acompanhado com atenção.

Quais são as principais causas da diarreia no verão?

As principais causas da diarreia no verão são a contaminação de alimentos e água por bactérias (Campylobacter, Salmonella, Shigella, e Escherichia coli), vírus (Norwalk, citomegalovírus, rotavírus) e por parasitas (Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, e Cryptosporidium).

Esses agentes nocivos se proliferam com mais facilidade no calor e, em contato com o organismo, afetam o funcionamento gastrointestinal, provocando a diarreia. As bactérias, em especial, costumam estar presentes na água, carnes de frango e boi, maionese, ostras e ovos. Além do clima, veja outros fatores que podem aumentar o risco de diarreia:

  • Viagem para lugares em que as condições de saneamento e de higiene são precárias;
  • Consumo de leite e derivados in natura sem ferver ou pasteurizar;
  • Falta de higiene pessoal;
  • Uso de medicamentos, como antibióticos e quimioterápicos;
  • Ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Como prevenir a diarreia no verão?

Para evitar os episódios de diarreia no verão é necessário redobrar os cuidados com a higiene, assim como adotar alguns comportamentos, tais como:

  • Lave as mãos com frequência e use o álcool em gel, quando não for possível fazer a higienização;
  • Nunca manuseie os alimentos com as mãos sujas;
  • Use água corrente e uma esponja limpa para lavar frutas, legumes e verduras;
  • Aumente a frequência com que bebe água;
  • Beba água mineral, filtrada ou fervida;
  • Evite o consumo de alimentos crus fora de casa;
  • Se for comer fora de casa, procure estabelecimentos de confiança;
  • Não compre bebidas com gelo, pois não há garantia de que tenha sido feito com água filtrada;
  • Não mantenha fora da geladeira por muito tempo leite, maionese e carnes;
  • Mantenha limpa a caixa d’água de casa ou cuide que a limpeza da que é compartilhada por outras residências seja feita periodicamente.

Além de todas as precauções, mantenha uma alimentação equilibrada, pois isso contribui muito para o bom funcionamento gastrointestinal, assim como a ingestão de líquidos – em especial, a água mineral.

Como tratar a diarreia caso ela ocorra?

O tratamento da diarreia deve ser indicado pelo médico, pois em alguns casos exigirá o uso de medicamentos específicos, especialmente quando o problema se torna crônico. No entanto, existem algumas medidas que ajudam a aliviar e até eliminar os sintomas:

Consuma probióticos – os suplementos de probióticos são compostos por bactérias benéficas para a flora intestinal. Esses micro-organismos agem como uma “barreira” na mucosa do intestino, impedindo a proliferação dos agentes nocivos, que podem desequilibrar o funcionamento gastrointestinal.

Mantenha a hidratação – uma das características da diarreia é a perda de líquido e sais minerais. Por isso, é importante aumentar o consumo de água e, nos momentos mais críticos, fazer uso do soro caseiro (combinação de água, sal e açúcar em proporções específicas) para repor a perda dos sais.

Cuide da alimentação – para diminuir os sintomas da diarreia é importante manter uma alimentação leve, com pouco gordura e ingestão de alimentos capazes de provocar gases. Nesse sentido, vale evitar laticínios, açúcar e leguminosas, como o feijão.

Faça uso do soro caseiro – o soro caseiro pode ser consumido em pequenas porções durante todo o dia, especialmente, no período mais agudo da diarreia. A receita é bem simples: um litro de água mineral, uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar