Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Alimentos que pioram o refluxo: o que evitar em sua dieta

Alimentos que pioram o refluxo: o que evitar em sua dieta

Saiba quais alimentos evitar para controlar o refluxo e melhorar sua qualidade de vida

O refluxo é uma condição em que o ácido do estômago retorna ao esôfago, causando sintomas como azia e regurgitação, que é o retorno dos líquidos ou alimentos para a boca. Isso pode ser agravado por alimentos que relaxam um músculo chamado esfíncter esofágico inferior, que controla a passagem do alimento para o estômago. 

Conviver com o refluxo pode ser um desafio, especialmente quando ele interfere no bem-estar e na rotina. A sensação de queimação no peito ou o desconforto após as refeições são sinais comuns desta condição, que pode ser intensificada por escolhas alimentares inadequadas. 

Identificar os alimentos que pioram o refluxo é um passo necessário para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Por isso, vamos conhecer os principais alimentos a serem evitados e como adaptar sua dieta para melhorar o bem-estar.

Quais alimentos podem piorar o refluxo?

alimentos que pioram o refluxo

Certos alimentos têm maior potencial de provocar ou intensificar o refluxo. Conheça quais deles merecem atenção na sua rotina alimentar:

Alimentos gordurosos, como frituras e queijos amarelos

Frituras, fast foods e queijos amarelos, possuem alto teor de gordura, que demora mais tempo para ser digerida. Isso pode aumentar a pressão no estômago e favorecer o retorno do ácido ao esôfago. 

Substituir frituras por alimentos assados ou grelhados é uma excelente alternativa. Da mesma forma, optar por queijos com menor teor de gordura, como ricota e cottage, ajuda a aliviar o desconforto sem te fazer abrir mão totalmente daquilo que você gosta.

Bebidas cítricas e cafeinadas

Bebidas cítricas, como suco de laranja e limão, possuem um pH baixo que pode irritar o revestimento sensível do esôfago, tornando os sintomas do refluxo mais intensos. Além disso, bebidas estimulantes, como café, chás pretos e refrigerantes cafeinados podem favorecer o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. 

É recomendado substituir essas bebidas por opções como sucos de frutas menos ácidas e chás de ervas não cafeinados, como camomila, erva-doce ou hortelã, que além de ajudar na digestão, também possuem propriedades calmantes que podem aliviar o desconforto. Já os amantes de café podem optar por versões descafeinadas ou limitar o consumo a pequenas quantidades.

Molhos apimentados e alimentos muito condimentados 

Pimentas e outros temperos fortes podem irritar a mucosa do esôfago, agravando a sensação de queimação. É recomendável moderar o consumo de ingredientes picantes e experimentar temperos mais leves, como manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, entre outros. 

Chocolate e álcool 

O chocolate, especialmente em sua versão mais escura, contém cafeína e teobromina, substâncias que podem favorecer o relaxamento do esfíncter esofágico inferior, facilitando o retorno do conteúdo ácido para o esôfago. 

Já o álcool, além de relaxar esse músculo, também estimula a produção excessiva de ácido gástrico, o que potencializa a irritação, além de poder causar inflamação no aparelho digestivo quando consumido em excesso.

Dicas para adaptar sua dieta e controlar o refluxo

Fazer pequenas mudanças nos hábitos em relação aos alimentos que pioram o refluxo pode ajudar a aliviar os sintomas e proporcionar mais conforto no dia a dia. Veja algumas dicas:

Fracione as refeições ao longo do dia 

Comer em pequenas porções ao longo do dia reduz o risco de sobrecarregar o estômago. Isso minimiza a pressão no esfíncter esofágico inferior, o que ajuda a prevenir o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Por exemplo, ao invés de consumir um grande almoço, divida essa refeição em duas menores com um intervalo de 2 a 3 horas.

Evite deitar-se após as refeições 

O refluxo tende a ocorrer mais facilmente quando nos deitamos logo após comer. Isso acontece porque a gravidade deixa de ajudar na digestão dos alimentos no estômago. É recomendado aguardar pelo menos duas horas antes de se deitar, então uma boa opção é ajustar o horário do jantar para que haja tempo para a digestão antes de dormir.

Identifique os alimentos que desencadeiam os sintomas 

Cada pessoa reage de forma única a diferentes alimentos. Um diário alimentar pode ser uma boa ferramenta para entender o que tem agravado os sintomas de desconforto para você. Anotar o que você comeu e as reações desencadeadas podem revelar padrões de alimentos que pioram o refluxo, ajudando a ajustar sua dieta.

Evite tomar líquidos durante e logo após as refeições

O hábito de ingerir líquidos enquanto ou logo após comer pode agravar os sintomas de refluxo, pois o consumo excessivo de líquidos junto com os alimentos pode aumentar o volume dentro do estômago, elevando a pressão no órgão. Além disso, essa prática pode diluir os ácidos digestivos, interferindo na digestão adequada dos alimentos.

Considere o uso de probióticos 

Os probióticos, quando ingeridos na quantidade adequada e sob orientação médica, podem contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal, auxiliando na saúde digestiva como um todo. A marca Culturelle® oferece suplementos probióticos com a cepa LGG®, reconhecida por seu papel importante na saúde intestinal, como o Culturelle Saúde Digestiva®, que podem te auxiliar na melhora da digestão, diminuindo os sintomas de refluxo.

(Culturelle® e Culturelle Saúde Digestiva® são marcas do grupo DSM-firmenich. LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.)


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar