Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Como os probióticos auxiliam no tratamento com antibióticos?

A utilização simultânea dos probióticos no tratamento pode ajudar a atenuar as reações adversas, mantendo o equilíbrio funcional do intestino.

Como os probióticos auxiliam no tratamento com antibióticos?

A descoberta do antibiótico, há quase 100 anos, permitiu enorme avanço no combate a diversas doenças causadas por microrganismos nocivos, como as bactérias. Mas, o uso do medicamento também interfere na microbiota intestinal, podendo gerar efeitos colaterais indesejados. A utilização simultânea dos probióticos no tratamento pode ajudar a atenuar as reações adversas, mantendo o equilíbrio funcional do intestino. A seguir, descubra mais sobre como essa ação conjunta pode ser bem-sucedida.

O que são e para que servem os antibióticos?

Os antibióticos são compostos por substâncias, naturais ou sintéticas, capazes de combater bactérias que causam diversos tipos de infecção e doenças. Entre elas estão:

  • Pneumonia;
  • Meningite meningocócica;
  • Gonorreia;
  • Cólera;
  • Tuberculose;
  • Infecções do trato urinário.

Alguns antibióticos possuem ação específica e direcionada para determinadas doenças. Outros, de amplo espectro, podem ser utilizados quando a causa da infecção é desconhecida ou quando não há um tratamento voltado exclusivamente para a bactéria em questão.

Os antibióticos podem agir de formas diferentes: matando ou impedindo a proliferação das bactérias patogênicas. Vale ressaltar que o medicamento não possui efeito contra vírus e fungos.

Como os antibióticos devem ser usados?

Os antibióticos devem ser prescritos somente por um médico ou dentista. Apesar de ter revolucionado os tratamentos médicos, controlando epidemias e, por consequência, contribuindo para o aumento da expectativa de vida da população, o medicamento tem despertado preocupação pelo uso indiscriminado e/ou incorreto.

Quando um paciente não respeita a prescrição médica (horários e tempo de uso) ou usa a medicação por conta própria, pode gerar a resistência bacteriana. Isso significa que o corpo não responderá da forma adequada ao antibiótico, que tem o efeito enfraquecido diante das bactérias resistentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se o uso excessivo e indiscriminado desse medicamento perpetuar, esse pode ser um dos principais motivos de óbitos no mundo até 2050.

Os antibióticos podem prejudicar a nossa microbiota, também chamada de flora intestinal?

Como as substâncias presentes no medicamento não diferem as bactérias patogênicas das benignas, todas são combatidas da mesma forma. Nesse processo, o antibiótico reduz a diversidade de microrganismos no intestino e altera a quantidade das bactérias não patógenas, provocando o desequilíbrio do ambiente. Além disso, o uso do remédio costuma gerar reações adversas, como problemas estomacais e diarreia.

Bebês, em particular, podem ser ainda mais afetados com a exposição ao antibiótico. Quando a mãe utiliza o remédio durante a gestação ou amamentação, interfere na formação da microbiota da criança, que pode apresentar um número menor de bactérias benéficas no organismo.

O que o desequilíbrio da microbiota pode causar?

A microbiota é um conjunto de microrganismos existentes em ambientes específicos, como o corpo humano. No intestino, as colônias formadas majoritariamente por bactérias não patogênicas auxiliam o sistema imunológico, prevenindo infecções. Essa colônia de microrganismos também contribui para a absorção de nutrientes e produção de vitaminas. Além de afetar o sistema imunológico, o desequilíbrio da microbiota intestinal, chamado disbiose, gera problemas ao trato intestinal, causando os seguintes sintomas:

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Dores abdominais;
  • Náusea;
  • Distensão abdominal;
  • Prisão de ventre;
  • Vômito.

Embora a relação ainda seja inconclusiva, o desequilíbrio da microbiota intestinal pode estar associado a doenças sistêmicas – que afetam todo o corpo – como a diabetes e a obesidade.

Qual a importância dos probióticos quando a pessoa está sendo tratada com antibióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos e benéficos à saúde, que ao entrar em contato com a microbiota intestinal tomam o lugar das bactérias patogênicas. Assim, fortalecem as barreiras de defesas do intestino e, por consequência, podem ter influência no sistema imunológico. Também auxiliam a digestão e a absorção de nutrientes.

Como o antibiótico causa alterações negativas na microbiota intestinal, o probiótico ajuda a restaurar o ambiente. A presença das novas bactérias benignas ajuda a reduzir os efeitos colaterais do remédio, como diarreia, náuseas e dores de barriga. Os probióticos podem ter o efeito potencializado a partir da ingestão de certos alimentos, em especial os vegetais. É que os microrganismos do intestino transformam os nutrientes em substâncias importantes para:

  • Nutrir outras bactérias benéficas;
  • Regular o apetite;
  • Reduzir o colesterol ruim;
  • Combater inflamações;
  • Fazer a manutenção do pH intestinal;
  • Afastar micróbios oportunistas.

Os probióticos são cada vez mais indicados para tratamentos com antibióticos e podem continuar sendo usados mesmo após a resolução do problema de saúde, de acordo com orientação do médico.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar