Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Disbiose intestinal: o que é, principais causas e tratamento

Disbiose intestinal: o que é, causas e como tratar

A disbiose intestinal é um desequilíbrio da microbiota que afeta não só a digestão, mas a imunidade, além de desencadear processos inflamatórios

Você sabia que nosso intestino abriga trilhões de microrganismos que trabalham constantemente para manter nosso corpo saudável? Esses pequenos habitantes são essenciais não só para a digestão dos alimentos, mas também têm um papel fundamental na nossa imunidade e no funcionamento geral do organismo.

Quando ocorre um desequilíbrio nesse ambiente interno, conhecido como disbiose intestinal, diversos sintomas podem surgir, que vão desde a diarreia a processos inflamatórios.

Se você frequentemente sofre com desconfortos digestivos, cansaço inexplicável ou alterações no humor, fique atento: seu intestino pode estar tentando te avisar que algo não vai bem.

Como a microbiota influencia sua saúde

O papel dos microrganismos no intestino

A microbiota intestinal, também chamada de flora intestinal, é composta por um conjunto variado de bactérias e outros microrganismos benéficos que convivem em harmonia dentro de nós, conhecidos como probióticos. 

Essas bactérias probióticas são responsáveis por ajudar na digestão dos alimentos, na absorção dos nutrientes e até na produção de vitaminas essenciais.

Porque o intestino abriga cerca de 70% das células de defesa do corpo, essa flora também atua diretamente na manutenção e no fortalecimento do nosso sistema imunológico, ajudando o corpo a combater agentes invasores.

O que pode desregular esse ecossistema

Apesar da resiliência natural, certos hábitos podem prejudicar o equilíbrio das bactérias benéficas no intestino. Alimentação inadequada, estresse constante, uso excessivo de medicamentos e até falta de sono, são fatores comuns que interferem negativamente nesse ecossistema.

Quando a diversidade da microbiota é comprometida, ocorre uma redução das bactérias benéficas, o que permite que micro-organismos potencialmente nocivos se proliferem, configurando um quadro de disbiose.

Disbiose intestinal: quando o equilíbrio se perde

Se você está se perguntando exatamente o que é disbiose, trata-se de um desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino. Esse problema pode afetar pessoas de todas as idades e estilos de vida, especialmente aquelas com hábitos alimentares inadequados ou uso frequente de medicamentos antibióticos.

Quais os sinais mais comuns do desequilíbrio intestinal?

Os sintomas de desequilíbrio intestinal geralmente incluem produção excessiva de gases na digestão, diarreias ou constipação, sensação de inchaço abdominal e cólicas.

Disbiose e inflamação intestinal: qual a relação?

Também pode ocorrer uma maior permeabilidade intestinal. Isso significa que a mucosa reveste o intestino e tem sua capacidade de resistência reduzida e acaba permitindo que toxinas e substâncias inflamatórias entrem na corrente sanguínea. 

Isso acaba por favorecer processos inflamatórios no corpo e facilitar infecções por microrganismos patogênicos.

Principais causas da disbiose intestinal

Alimentação pobre em fibras

Dietas ricas em alimentos ultraprocessados e pobres em fibras são grandes vilãs para a microbiota. As fibras são conhecidas como prebióticos, pois servem de nutrientes para as bactérias probióticas.

Uso recorrente de antibióticos

Embora essenciais em certos tratamentos, antibióticos podem prejudicar a diversidade da microbiota, principalmente quando usados de maneira frequente ou inadequada. Esses medicamentos, necessários para combater infecções bacterianas, não discriminam as bactérias boas das nocivas, favorecendo o surgimento da disbiose.

Estresse e estilo de vida moderno

O estresse crônico e uma rotina desequilibrada também são gatilhos importantes para a disbiose intestinal. O estresse afeta diretamente o funcionamento intestinal e pode reduzir a diversidade das bactérias benéficas.

Probióticos: aliados da saúde intestinal

O que são e como atuam no intestino

Os probióticos, como já explicamos, são bactérias benéficas que compõem e que ajudam a restaurar o equilíbrio da microbiota intestinal. Quando consumidos regularmente, eles podem evitar quadros de disbiose e os desconfortos e sintomas associados a ela.

Suplementação com probiótico LGG®

Em casos mais agudos, onde a mera alimentação não dará conta de restaurar a flora intestinal, os suplementos probióticos são a alternativa recomendada. A suplementação auxilia a repovoar a flora intestinal afetada e a recuperar os benefícios do equilíbrio intestinal.  

O suplemento probiótico Culturelle Saúde Digestiva®, é formulado com o tipo de probiótico mais estudado do mundo, o LGG®. Esse probiótico é comprovadamente capaz de sobreviver ao ácido estomacal e chegar vivo ao intestino, onde atua para restaurar a flora intestinal.

O probiótico LGG® é seguro para toda a família e é estudado por seus efeitos positivos na restauração da flora intestinal após disbiose, no fortalecimento da imunidade e na modulação de processos inflamatórios.

Quando procurar orientação profissional

Se os sintomas de disbiose intestinal persistirem mesmo após ajustes na dieta e suplementação, é essencial buscar ajuda de um profissional de saúde. Somente um especialista poderá identificar com precisão a causa e recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso.

 

Referências


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar