Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Probióticos ajudam crianças com alergia alimentar

Se considerarmos que as alergias são reações de defesa do organismo a agentes que, a princípio, são considerados nocivos, é instintivo imaginar que precisamos de escudos para proteção. São dois os pilares que constroem as alergias.

Probióticos ajudam crianças com alergia alimentar

Se considerarmos que as alergias são reações de defesa do organismo a agentes que, a princípio, são considerados nocivos, é instintivo imaginar que precisamos de escudos para proteção. São dois os pilares que constroem as alergias. Um deles está diretamente ligado à herança genética. Ser filho de pais alérgicos pode significar herdar esta condição. O outro pilar diz respeito a fatores ambientais.

Em se tratando das alergias alimentares, elas trazem muita preocupação aos pais, principalmente quando a criança tem alergia à proteína do leite de vaca. O diagnóstico demorado que envolve várias idas ao médico, muita restrição na hora das refeições (eliminação de leite e derivados, como iogurte, manteiga, queijos) e o dia a dia em creche e escolas para lidar com esta condição são verdadeiros desafios à família. 

Uma boa notícia é que os probióticos  podem ser potencialmente benéficos para ajudar nesta condição. O uso de probióticos tem sido explorado como opção terapêutica para a alergia alimentar. A maior parte dos estudos foi realizada com o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), cepa segura para utilização em crianças e bebês. 

Um estudo recente (2020) avaliou o papel desta cepa probiótica, em crianças com alergia à proteína do leite da vaca e foi demonstrado melhora dos sintomas após 4 semanas de uso do probiótico.

Uma vez que alergias e a imunidade estão correlacionadas e que 70% das células imunológicas encontram-se no intestino, o uso contínuo de probióticos pode controlar a proliferação de bactérias patogênicas que possam causar algum desequilíbrio e assim afetar o sistema imunológico. 

Benefícios antes do nascimento

Os probióticos são microrganismos vivos (bactérias boas) que, quando ingeridos em quantidades adequadas, interagem com a microbiota intestinal e têm um papel importante no restabelecimento de seu equilíbrio. A ação dos probióticos no organismo tem um tempo de resposta.  Quando usados durante a gravidez, por exemplo, os probióticos têm ações benéficas a longo prazo para o bebê, modulando o sistema imunológico e agindo na prevenção de doenças não infecciosas, metabólicas e alergias.

Vale reforçar que o aleitamento materno também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Uma criança que não foi amamentada está mais vulnerável a processos alérgicos ao longo da vida.  

Lembrando que bebês e crianças alérgicas precisam de acompanhamento médico. 

O que são probióticos e como funcionam?

Os probióticos são micro-organismos vivos, bactérias boas que trazem benefícios para a saúde geral do nosso corpo, facilitando a digestão, absorção de nutrientes e contribuindo para aumentar a imunidade, entre outros benefícios. Isso acontece porque, ao interagir com a microbiota – que é o conjunto de micróbios que habitam o nosso organismo – as bactérias probióticas “competem” com as bactérias ruins por espaço na mucosa gastrointestinal.

Como consequência, as “bactérias do bem” comprometem o crescimento dos demais micro-organismos, que podem causar problemas de saúde. Assim, a barreira que a mucosa do intestino exerce naturalmente é fortalecida, provocando impactos positivos na imunidade do organismo.

Referências

  1. Funkhouser LJ, Borderstein SR. Moms knows best: the universality of maternal microbial transmission. PLoS Biol. 2013;11(8):e1001631.
  2. Laitinen K, Isolauri E. Management of food allergy: vitamins, fatty acids or probiotics? Eur J Gastroenterol Hepatol 2005; 17:1305-11.
  3. Mimouni Bloch A, Mimouni D, Mimouni M, Gdalevich M. Does breastfeeding protect against allergic rhinitis during childhood? A meta-analysis of prospective studies. Acta Paediatr 2002;91:275-9
  4. Gdalevich M, Mimouni D, Mimouni M. Breast-feeding and the risk of bronchial asthma in childhood: a systematic review with meta-analysis of prospective studies. J Pediatr 2001;139:261-6.         
  5. Basturk A, Isik İ, Atalay A, Yılmaz A. Investigation of the Efficacy of Lactobacillus rhamnosus GG in Infants With Cow’s Milk Protein Allergy: a Randomised Double-Blind Placebo-Controlled Trial. Probiotics Antimicrob Proteins. 2020 Mar;12(1):138-143.


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar