Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Probióticos em dose dupla? Sim, podemos!

Com os benefícios do consumo de probióticos cada vez mais em evidência, é natural que muitas pessoas queiram fazer o uso em maior quantidade. Mas será que podemos?

Probióticos em dose dupla? Sim, podemos!

Com os benefícios do consumo de probióticos cada vez mais em evidência, é natural que muitas pessoas queiram fazer o uso em maior quantidade. Mas será que podemos?

Em geral, os probióticos nos são apresentados por médicos ou nutricionistas quando a microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal) está em desequilíbrio, seja pelo uso de medicação ou por alimentação inadequada.

Os probióticos agem através da correção do desequilíbrio da microbiota e, com isso, melhoram a saúde digestiva. Há uma “competição” com os microrganismos patogênicos (que causam doenças) e diminuição da inflamação intestinal.

Em algumas situações, sim, podemos usar uma quantidade maior de probióticos. Segundo Nanci Utida, gerente médica da Cellera Farma, há casos do médico ou nutricionista recomendar uma dose maior, dependendo da necessidade e do caso. Um exemplo é em diarreias agudas, onde o desequilíbrio da microbiota é mais intenso. 

Dentre as cepas de probióticos mais bem estudadas em todo o mundo, é possível citar como exemplo o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®). Segundo estudos científicos, essa cepa é comprovadamente eficaz e segura para todas as faixas etárias (incluindo crianças e idosos) e gestantes. 

O que são probióticos e como funcionam?

Os probióticos são micro-organismos vivos, bactérias boas que trazem benefícios para a saúde geral do nosso corpo, facilitando a digestão, absorção de nutrientes e contribuindo para aumentar a imunidade, entre outros benefícios. Isso acontece porque, ao interagir com a microbiota – que é o conjunto de micróbios que habitam o nosso organismo – as bactérias probióticas “competem” com as bactérias ruins por espaço na mucosa gastrointestinal.

Como consequência, as “bactérias do bem” comprometem o crescimento dos demais micro-organismos, que podem causar problemas de saúde. Assim, a barreira que a mucosa do intestino exerce naturalmente é fortalecida, provocando impactos positivos na imunidade do organismo.

Referências

  1. Funkhouser LJ, Borderstein SR. Moms knows best: the universality of maternal microbial transmission. PLoS Biol. 2013;11(8):e1001631.
    https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.1001631


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar