Todo Dia

4 indicações para uso do probiótico LGG® em adultos

Muitas pessoas podem pensar que, por interagirem com a flora intestinal, os probióticos só têm efeito no intestino. E não é isso! Ao entrar em contato com a flora intestinal – conjunto de microrganismos formado, principalmente, por bactérias –  ajudam a prevenir a multiplicação de microrganismos patogênicos, ou seja, que podem ser prejudiciais à saúde. Assim, manter a microbiota intestinal em equilíbrio é importante para o corpo como um todo.   

 

Probióticos são produtos à base de microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, proporcionam diversos benefícios à saúde. 

Para cuidar da microbiota, pode ser adotado o consumo de suplementos probióticos, como o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), de Culturelle®. O suplemento oferece uma série de benefícios para a saúde. 

Que tal quatro possibilidades de uso  de probióticos para adultos? Confira:

 

  • Melhora de problemas femininos recorrentes

 

Prevalente entre as mulheres adultas, a vaginose bacteriana é um processo inflamatório que pode causar sintomas para lá de desconfortáveis, como ardência, mau odor e coceira. Ela ocorre principalmente quando há um desequilíbrio nas bactérias presentes no órgão genital feminino, e nesses casos, apenas um ginecologista poderá indicar o diagnóstico do problema. A novidade é que um estudo internacional mostra bons resultados entre o uso de probióticos e a diminuição dos sintomas da vaginose. 

A publicação, divulgada pelo periódico Archives of Gynecology and Obstetrics, apontou que o uso do prolongado do probiótico LGG® pode ser considerado na restauração do pH vaginal e no controle dos sintomas bacterianos.

 

  • Aliado na diarreia do viajante

 

As viagens, a lazer ou a trabalho, podem acarretar diarreias. Os episódios podem ocorrer por mudança abrupta de ambiente, incluindo a falta de higiene no preparo das refeições e o consumo de alimentos que não fazem parte do dia a dia do viajante. Com isso, aumentam os riscos de uma infecção intestinal e muda o comportamento das bactérias normalmente presentes no trato gastrointestinal. A consequência disso é um importante desconforto já nos primeiros dias da viagem, com queixas de dor, gases, vômitos e diarreia. 

Desta maneira, um ponto interessante a se considerar é o uso de probióticos ao se deparar com uma situação adversa desse tipo durante uma viagem ou mesmo antes dela, caso já mostre algum sinal de desbalanço da flora intestinal.

 

  • Desconforto causado pela bactéria H. pylori 

 

São várias as doenças que trazem grande prejuízo na qualidade de vida do indivíduo e que são ligadas ao sistema digestivo e, em todas, o reequilíbrio da microbiota traz grandes benefícios. Mesmo em casos de infecção por H. pylori, a bactéria causadora de gastrite, que infecta 70% da população no Brasil, é possível verificar bons resultados no consumo dos probióticos. Os probióticos têm sido estudados para aliviar os sintomas de indigestão, como dor, sensação de estômago cheio, enjoo, vômito e azia. 

 

  • Gravidez 

 

Aviso às futuras mamães. Além das vitaminas, os probióticos também vão fazer muito bem. O consumo de probióticos por grávidas contribui para a saúde digestiva da mãe, através do equilíbrio da flora intestinal. É importante que o uso do probiótico seja prescrito pelo médico que acompanha o pré-natal. 

 

Fontes consultadas

Vera Lucia Angelo Andrade, Gastroenterologista

Marcello Pedreira, Pediatra

Marise Tófoli , Pediatra e gastroenterologista 

Nanci Utida, Gerente médica da Cellera Farma

 

Referências

Funkhouser LJ, Borderstein SR. Moms knows best: the universality of maternal microbial transmission. PLoS Biol. 2013;11(8):e1001631.

 

Rossi A, Rossi T, Bertini M, Caccia G. The use of Lactobacillus rhamnosus in the therapy of bacterial vaginosis. Evaluation of clinical efficacy in a population of 40 women treated for 24 months. Arch Gynecol Obstet. 2010 Jun;281(6):1065-9.

 

Clinical trial: Multispecies probiotic supplementation alleviates the symptoms of irritable bowel Syndrome and Stabilizes intestinal microbiota – Alimentary Pharmacology and Therapeutics – 2008

 

The effect of oral administration of Lactobacillus GG on antibiotic-associated gastrointestinal side-effects during Helicobacter pylori eradication therapy – Aliment. Pharmacol. Ther. – 2001

 

Baldassarre ME, Palladino V, Amoruso A, Pindinelli S, Mastromarino P, Fanelli M, Di Mauro A, Laforgia N. Rationale of Probiotic Supplementation during Pregnancy and Neonatal Period. Nutrients. 2018 Nov 6;10(11):1693.