Quais alimentos consumir quando estiver com diarreia?
A maioria das pessoas experimenta ao menos um episódio de diarreia todos os anos. É um quadro comum que pode ser causado por alimentos contaminados, viroses, alergias alimentares, entre outras causas. Se não tratada, a diarreia grave pode levar à morte por desidratação, especialmente as crianças abaixo de cinco anos e os idosos.
No entanto, o problema costuma ser passageiro e desaparece em alguns dias com o aumento da ingestão de líquidos e uma alimentação mais leve. Continue a leitura e saiba o que comer quando se está com diarreia e quais alimentos devem ser evitados.
O que caracteriza a diarreia?
A diarreia é um quadro caracterizado pelo aumento da frequência com que se vai ao banheiro evacuar. As fezes também são alteradas: geralmente são amolecidas ou líquidas. Outros sintomas dos quadros de diarreia podem incluir:
- Distensão e dores abdominais;
- Náuseas;
- Tontura;
- Suor frio;
- Febre;
- Mal-estar generalizado.
Os quadros de diarreia costumam ser agudos, com duração de até duas semanas, em média, e provocados por bactérias, vírus, fungos, toxinas ou parasitas presentes nos alimentos, além da ingestão de alguns medicamentos, como os antibióticos e quimioterápicos.
Em alguns casos, é importante ter suporte médico especializado, já que a diarreia provoca perda intensa de líquidos e sais minerais no organismo. Falta de higiene, saneamento básico e acondicionamento correto dos alimentos estão entre as principais causas de contaminação.
Doenças como a doença celíaca, a síndrome do intestino irritável, além de intolerâncias e alergias alimentares (como à lactose e ao glúten) podem provocar um quadro de diarreia crônica, que se estende por mais de quatro semanas. Nesses casos, é importante buscar ajuda médica, já que o problema afeta a absorção de nutrientes e pode provocar outras doenças em decorrência disso.
O que comer quando se está com diarreia?
É comum que pessoas com quadro de diarreia se sintam indispostas e sem apetite. No entanto, manter uma alimentação leve e saudável é importante para que o corpo possa repor as energias e recuperar-se do problema. É importante que as refeições sejam compostas por alimentos leves, com poucas fibras (para não estimular ainda mais o intestino) e feitas em pequenas quantidades.
Nesse sentido, opções como canja de galinha e algumas torradas são certeiras para ajudar na recuperação do corpo. Mas não são as únicas: o importante é buscar alimentos que não estimulem o funcionamento do intestino e, mais que isso, que ajudem a “prendê-lo”. Algumas opções:
- Arroz branco;
- Banana maçã;
- Batata – que pode ser servida em forma de purê;
- Mandioquinha – também conhecida como batata baroa;
- Biscoitos salgados;
- Cenoura;
- Farinha de mandioca;
- Macarrão;
- Maçã e pera sem casca;
- Mandioca;
- Pão branco;
- Torrada;
- Carne cozida, assada ou grelhada;
- Sopas e caldos acompanhados de carne e macarrão bem macios.
Outra grande preocupação é que a diarreia pode levar a um quadro de desidratação de forma muito rápida. Por isso, é importante investir também na alta ingestão de líquidos, para repor a água e os sais minerais perdidos. Além da água, algumas opções funcionais são:
- Chás de camomila, erva cidreira, erva doce e outras opções de chás claros;
- Suco de frutas com fibras solúveis (que ajudam no controle da diarreia) como maçã (sem casca), maracujá, goiaba, caju e limão;
- Água de coco.
O uso de bebidas isotônicas e soluções de reidratação oral, além do próprio soro caseiro, também são boas estratégias para evitar a desidratação.
Como preparar o soro caseiro
Misture um litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria) com uma colher pequena (de café) de sal e uma colher grande (de sopa) de açúcar. Misture bem e ofereça várias vezes ao dia à pessoa, em pequenas colheradas.
O que não comer quando se está com diarreia?
Tão importante quanto planejar quais alimentos irá ingerir, é saber o não comer quando se está com diarreia. Isso porque alguns alimentos são conhecidos por estimular o funcionamento do intestino e, embora sejam importantes para uma vida saudável, não devem ser consumidos enquanto estiver com o quadro para não aumentar ainda mais a frequência de evacuações.
Nesse sentido, é importante evitar alimentos ricos em fibras, como as opções integrais, além de frutas com casca. O leite, derivados e alimentos gordurosos também não devem ser consumidos por estimularem a atividade intestinal. Confira a lista completa:
- Açúcar e doces;
- Chocolate;
- Frutas secas e cristalizadas;
- Pão integral;
- Pães e bolos com recheios;
- Biscoitos recheados;
- Leite e derivados – como iogurtes, requeijão, manteiga, creme de leite e queijos;
- Molhos de todos os tipos;
- Refrigerante e água com gás – podem piorar a distensão abdominal;
- Café e chá preto;
- Nozes e castanhas;
- Frutas – como mamão e melão, que estimulam o intestino;
- Frutas com casca;
- Pimenta e preparações picantes;
- Embutidos (como salame, linguiça, presunto);
- Verduras cruas e refogadas;
- Leguminosas – feijão, ervilha, lentilha;
- Frituras em geral.
Probióticos podem ajudar a aliviar os sintomas da diarreia?
Quando a diarreia é provocada pela ingestão de alimentos contaminados, por viroses ou ainda pelo uso de antibióticos, o organismo costuma se beneficiar da ingestão de probióticos para amenizar os sintomas e ajudar o organismo a se recuperar. Isso porque, nesses casos, a diarreia ocorre como consequência de um desequilíbrio da microbiota intestinal. Uma vez que os probióticos contêm microrganismos benéficos para o trato gastrointestinal, acabam apoiando a restauração desse equilíbrio.
Referências
- https://www.healthline.com/nutrition/probiotics-for-diarrhea#bottom-line – acesso em 18-03-2022
- https://health.clevelandclinic.org/moms-advice-is-still-the-best-for-treating-diarrhea/ – acesso em 18-03-2022
- https://www.webmd.com/digestive-disorders/probiotics-diarrhea#:~:text=Probiotics%20might%20cut%20bouts%20of,other%20strains%20might%20be%20useful – acesso em 18-03-2022
- https://hospitalbrasilia.com.br/pt/pacientes-e-visitantes-site/Documents/NEDIC/CARTILHA%206%20Estou%20com%20diarreia.pdf – acesso em 18-03-2022
- https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos-site/blog-site/paginas/conheca-a-dieta-para-intestino-solto.aspx – acesso em 18-03-2022
- https://bvsms.saude.gov.br/diarreia-e-desidratacao/ – acesso em 18-03-2022
- https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi/article/view/32022#:~:text=Os%20dados%20foram%20extra%C3%ADdos%20do,%25%2C%20100%2D123 – acesso em 18-03-2022