Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Saúde intestinal: o cuidado com seu corpo começa no intestino

intestino é um órgão essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, fornece nutrientes para a corrente sanguínea, gerencia os resíduos da alimentação e ajuda a proteger o organismo contra doenças.

Saúde intestinal: o cuidado com seu corpo começa no intestino

O intestino é um órgão essencial para o bom funcionamento do nosso corpo – ele absorve os alimentos (que depois serão convertidos em energia), fornece nutrientes para a corrente sanguínea, gerencia os resíduos da alimentação e ajuda a proteger o organismo contra doenças. Não à toa, há diversas condições metabólicas crônicas que são causadas ou influenciadas pela má saúde intestinal. Continue a leitura e saiba:

Como a saúde intestinal impacta na saúde geral?

Os nutrientes absorvidos pelo intestino durante a digestão fornecem energia para todos os órgãos do corpo e suas respectivas funções. Além disso, 70% das células de defesa do sistema imunológico se concentram no intestino, mais especificamente na barreira de defesa.

Quando a saúde intestinal está em dia e a microbiota em equilíbrio, as bactérias boas impedem que bactérias “ruins”, causadoras de patologias, se proliferem e cheguem à corrente sanguínea. Além de auxiliar na modulação do sistema imunológico, a microbiota, é importante para auxiliar a:

  • Decompor alimentos indigestos;
  • Sintetizar nutrientes importantes como vitamina B12, K, ácidos graxos e minerais;
  • Contribuir para vários processos bioquímicos dentro do cólon.

Quando há algum desequilíbrio na microbiota intestinal e a barreira protetora é comprometida, pode acontecer alguma infecção por bactérias invasoras.

Quais são os sinais de problemas de saúde intestinal?

O trato gastrointestinal pode ser afetado por inúmeras condições, incluindo doença do refluxo gastroesofágico, cálculos biliares, doença celíaca, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, síndrome do intestino irritável (SII) e hemorroidas. Essas condições podem manifestar uma ampla variedade de sintomas, incluindo:

  • Dor na região abdominal;
  • Azia;
  • Diarreia, podendo ou não ser acompanhada de sangue;
  • Constipação;
  • Náusea;
  • Inchaço abdominal;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Fadiga.

Caso sinta qualquer um desses sintomas de forma persistente, de maneira que afete a sua rotina ou os hábitos alimentares, é importante buscar um médico especialista.

Como manter uma boa saúde intestinal?

  1. Alimente-se adequadamente
  • Busque ingerir a quantidade diária recomendada de fibras, cerca de 25 gramas, por meio do consumo de grãos e farelos de cereais;
  • Minimize a ingestão de carne vermelha e alimentos ultraprocessados;
  • Coma frutas e vegetais diariamente;
  • Coma alimentos ricos em polifenóis. Boas fontes incluem mirtilos, vinho tinto, chocolate amargo e chá verde.
  • Pratique exercícios regularmente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa por semana. Mas, mesmo que você tenha pouco tempo por dia, tire um momento para movimentar o corpo – até 30 minutos de caminhada já são benéficos para o bem-estar geral do organismo.

  • Limite o açúcar refinado o máximo possível

O alto consumo de açúcar está associado a uma série de doenças crônicas graves, incluindo a diabetes e obesidade, e pode atrapalhar o equilíbrio da flora intestinal. Um estudo clínico de 2014, publicado na revista Plos One, que comparou diferentes padrões alimentares para verificar os efeitos na microbiota, indicou que consumir carboidratos, refrigerantes e doces em grande quantidade contribui para o estado de inflamação sistêmica.

  • Evite maus hábitos

Fumar e abusar das bebidas alcoólicas prejudica a saúde intestinal. O hábito de consumir álcool em excesso irrita a mucosa gástrica, desfavorece a absorção de nutrientes e desequilibra a flora intestinal. Além disso, é fator de risco para doenças crônicas graves, como cirrose hepática e vários tipos de câncer, como os de fígado, esôfago, cólon, mama e cabeça e pescoço.

O tabagismo é um fator de risco importante de, pelo menos, 50 doenças, incluindo câncer de cabeça e pescoço, estômago, esôfago, pulmão, fígado, entre outros. Além disso, o hábito contribui para a piora e/ou desencadeamento de crises de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn.

  • Hidrate-se

Beba pelo menos oito copos de água todos os dias.

  • Garanta um sono de qualidade

Evite alimentos e bebidas à base de cafeína ao final do dia e adote medidas de higiene do sono. Algumas dicas são:

  • Dormir na escuridão completa, em um ambiente tranquilo e livre de ruídos;
  • Evitar telas antes de pegar no sono;
  • Tentar dormir e acordar no mesmo horário todos os dias;
  • Evitar comer alimentos pesados perto da hora de dormir;
  • Evitar cochilos ao longo do dia.
  • Reduza o estresse

O estresse libera no corpo um hormônio chamado cortisol, que é essencial para o funcionamento do organismo. No entanto, em excesso, ele gera uma resposta inflamatória do corpo. Exercícios físicos regulares, meditação e exercícios de respiração podem ajudar a reduzir os níveis de estresse. Mas atenção: se você se sente regularmente sobrecarregado emocionalmente, procure ajuda de um psicólogo.

  • Mantenha uma rotina

Seja previsível com seu corpo – tenha hábitos alimentares constantes, faça as refeições nos mesmos horários todos os dias, tenha um horário de sono consistente e exercite-se de maneira coerente.

O que são probióticos e como eles beneficiam a saúde intestinal?

Os probióticos  são microrganismos vivos – basicamente bactérias boas – que vão interagir com a microbiota do intestino, competindo por espaço com as bactérias ruins. Dessa forma, trazem benefícios para a saúde geral do nosso corpo. Eles facilitam a digestão e absorção dos nutrientes, além de contribuírem para  modulação do sistema imunológico.

Você se lembra que falamos sobre a microbiota do intestino e a importância dela para conter infecções? Quando a microbiota está desequilibrada, é comum que o nosso intestino acabe sendo ocupado por algumas bactérias ruins. Dessa forma, o uso de probióticos em suplementos pode auxiliar o processo de recuperação do equilíbrio da microbiota.

Além disso, como o número de microrganismos encontrados no intestino pode ser afetado pela dieta, idade, condições de saúde existentes e uso de certos medicamentos, é interessante pensar o uso de probióticos continuamente, quando necessário. Eles podem ser encontrados em suplementos líquidos, em pó ou em cápsulas. Converse com seu profissional de saúde e busque a melhor opção para você.

Referências bibliográficas



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar