Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Síndrome do intestino irritável: o que é a resistência ao tratamento da doença?

A síndrome do intestino irritável é caracterizada por uma associação de sintomas que consistem em dor, distensão abdominal, constipação e/ou diarreia. Estima-se que...

Síndrome do intestino irritável: o que é a resistência ao tratamento da doença?

A síndrome do intestino irritável é caracterizada por uma associação de sintomas que consistem em dor, distensão abdominal, constipação e/ou diarreia. Estima-se que entre 10% e 20% da população brasileira (na maioria, mulheres) sofram com a síndrome do intestino irritável. Embora o problema já tenha tratamentos e formas de manejo para trazer mais qualidade de vida, alguns pacientes podem não responder bem a eles, caracterizando um quadro resistente. Continue a leitura para saber o seguinte:

O que é a síndrome do intestino irritável?

Síndrome do intestino irritável, também chamada de SII, é considerada um distúrbio gastrointestinal funcional, ou seja, um problema que afeta as funções do intestino sem que sejam encontradas causas físicas ou bioquímicas para o problema. Os especialistas acreditam que a SII está associada a um problema na comunicação entre cérebro e intestino. Isso faz com que as pessoas que tenham a síndrome apresentem mais contrações no cólon, resultando em cólicas e mudanças no hábito intestinal.

Alguns estudos sugerem, ainda, que pessoas com SII têm uma tolerância menor à dor; outros também evidenciaram que esses indivíduos podem apresentar um número maior de bactérias no trato intestinal, aumentando a intensidade dos sintomas.

A SII pode ser dividida em três tipos:

  • SII com diarreia – quando o quadro consiste em fezes líquidas;
  • SII com constipação – neste caso, há dificuldade em eliminar as fezes, que ficam endurecidas;
  • SII mista – quando há alternância de diarreia e constipação.
Ler mais

Também é comum que, no mesmo dia, o aparelho intestinal da pessoa com SII funcione normalmente e, logo depois, apresente alguma das dificuldades características do problema.

O que causa a síndrome do intestino irritável?

As causas da síndrome do intestino irritável ainda não foram totalmente esclarecidas. No entanto, os especialistas acreditam que o problema pode resultar de uma combinação de alguns fatores:

  • Dismotilidade gastrointestinal – caracterizada pela apresentação de movimentos anormais (muitas vezes, exagerados) no trato gastrointestinal, causados por disfunções neuromusculares;
  • Excesso de sensibilidade visceral – que provoca reações exacerbadas após a ingestão de determinados alimentos;
  • Disfunção neurológica – um problema de comunicação dos nervos que ligam o cérebro ao intestino.

A SII costuma ser mais predominante entre mulheres após os 40 anos. Pessoas que possuem histórico familiar de SII, intolerâncias alimentares, histórico de abuso sexual e transtornos de ansiedade também estão entre as que apresentam maior risco para desenvolver o problema.

Quais são os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável?

Os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável são causados pelos movimentos anormais do cólon. São eles:

  • Dor abdominal, geralmente localizada na parte mais baixa da barriga;
  • Distensão abdominal;
  • Diarreia, constipação ou alternância entre os dois;
  • Excesso de gases;
  • Presença de muco nas fezes.

Os sintomas podem se apresentar por meses, o que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente. Como é um quadro semelhante a outros problemas gastrointestinais, um dos indicativos de diagnóstico é o quadro se manifestar de forma constante por, pelo menos, 12 semanas (cerca de três meses).

Além do exame clínico, o médico ainda pode pedir outros exames para confirmar o diagnóstico, como: exames de sangue, raio-X, endoscopia e, em alguns casos, colonoscopia.

Como é feito o tratamento da síndrome do intestino irritável?

Não existe um tratamento específico para a síndrome do intestino irritável. Usualmente, cada paciente pode encontrar uma combinação de mudanças no estilo de vida e na alimentação que ajude na melhora dos sintomas.

As mudanças podem incluir:

  • Aumentar a ingestão de fibras na alimentação;
  • Beber pelo menos dois litros de água por dia;
  • Evitar alimentos e bebidas que podem irritar o intestino, como café, chocolate, refrigerantes e chás que tenham cafeína;
  • Limitar a ingestão de laticínios, já que a lactose pode causar intolerância em quem sofre com SII;
  • Manter uma rotina de atividade física.

Em casos mais graves, o médico pode recomendar o uso de antidepressivos e outros medicamentos para o controle da dor, da diarreia e/ou da constipação. O uso de probióticos também pode ser recomendado pelo médico, já que o equilíbrio da microbiota intestinal ajuda a aliviar os sintomas e a melhorar o funcionamento do intestino.

O que é a resistência ao tratamento da síndrome do intestino irritável?

Em alguns casos, as pessoas com síndrome do intestino irritável podem apresentar pouca ou nenhuma melhora com as mudanças de hábitos e o uso de medicamentos para esses quadros. Nessas situações, a SII é considerada refratária, ou seja, ela é resistente aos tratamentos disponíveis. Quando isso acontece, o médico pode recomendar algumas alternativas para tentar aliviar o sofrimento do paciente, melhorando sua qualidade de vida.

Por ser uma doença ligada ao estresse e às emoções, uma das alternativas é participar de sessões de terapia cognitivo-comportamental. E, embora ainda existam poucas evidências científicas que comprovem efeitos positivos, a hipnoterapia pode ser um tratamento associado aos casos mais resistentes da doença.

Alguns estudos também sugerem que o uso de cápsulas do fitoterápico óleo de hortelã-pimenta pode melhorar os sintomas da SII. Outra opção é a prática da dieta FODMAP, que reduz o consumo de certos tipos de carboidratos considerados mais difíceis de serem quebrados e absorvidos pelo organismo.

Referências


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar