Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Viagem e intestino preso podem estar relacionados?

Dores na região abdominal, sensação de estar estufado e dificuldade para defecar são sinais comuns de constipação intestinal.

Viagem e intestino preso podem estar relacionados?

Dores na região abdominal, sensação de estar estufado e dificuldade para defecar são sinais comuns de constipação intestinal. Embora estejam presentes no cotidiano de quem tem o intestino preso, podem afetar também pessoas que não têm o problema quando elas estão em uma viagem.

Estudos realizados com grupos de viajantes já chegaram a mostrar que cerca de 40% dos indivíduos sofrem com a constipação intestinal durante o período em que estão fora de casa. Então, continue a leitura para saber:

Viajar pode causar intestino preso?

Viajar pode sim provocar constipação intestinal, mas temporariamente. Isso acontece porque uma viagem implica em mudanças na rotina que podem levar a esse tipo de situação, por exemplo:

  • Alimentação – é comum experimentar novos alimentos ou mudar os horários das refeições durante as férias, o que altera também o período de digestão;
  • Sono – dormir bem está relacionado com a saúde intestinal de tal maneira que os distúrbios do sono estão ligados a doenças gastrointestinais. Se seus hábitos de sono mudam, é possível que afete seu intestino;
  • Hidratação – não beber água suficiente durante o dia faz com que os resíduos da digestão fiquem presos no cólon, dificultando a eliminação;
  • Atividade física – exercícios físicos alteram o microbioma e até modulam o sistema imunológico do trato gastrointestinal. Se você está acostumado a se exercitar regularmente e não mantém o hábito durante uma viagem, pode alterar o funcionamento intestinal;

Tempo em deslocamento – passar muito tempo sentado durante o trajeto, seja de avião, trem, ônibus ou carro, assim como alimentação em horários diferentes e com novas comidas e menos horas de sono, entre outras alterações, pode afetar os movimentos intestinais programados, o que faz com que os resíduos da digestão que serão eliminados se movam mais lentamente pelo intestino. No entanto, a constipação pode durar pouco tempo:

  • Se você vai realizar uma viagem longa, seu organismo pode se readaptar ao novo ritmo;
  • Se é uma viagem curta, a situação deve se normalizar alguns dias após o retorno à rotina.

O que é o intestino preso, afinal?

A constipação acontece quando as fezes se movem muito lentamente pelo trato digestivo ou quando não podem ser eliminadas efetivamente pelo reto. Isso pode fazer com que elas fiquem duras e secas, o que dificulta ainda mais sua eliminação. No Brasil, cerca de 30% das pessoas possuem constipação crônica, que é quando o intestino preso é um caso recorrente em seu cotidiano. Os principais sinais de constipação são:

  • Dor abdominal;
  • Baixa frequência de evacuação (menos de três vezes na semana);
  • Inchaço abdominal;
  • Cansaço.

Além dos incômodos físicos, a constipação não costuma apresentar riscos à saúde. Caso os sintomas evoluam, no entanto, pode ser necessário buscar ajuda profissional. Veja alguns sinais que acendem o alerta para procurar um médico:

  • Quando você não evacua há mais de uma semana ou está constipado (com defecações ocasionais) há mais de 3 semanas;
  • Quando você sente dor anormal ou aperto na parte inferior do abdômen;
  • Quando dói quando ao defecar;
  • Se há sangue nas suas fezes;
  • Se você perdeu peso sem motivo aparente.
  • Se o ritmo do seu intestino muda repentinamente, sem alterações em sua dieta ou estilo de vida.

Quais são as causas mais frequentes do intestino preso?

Todo mundo tem um ritmo próprio de funcionamento do intestino – há pessoas que evacuam mais de uma vez ao dia e há também aquelas que evacuam apenas três vezes na semana. A regularidade de seus movimentos intestinais está ligada a muitos fatores, tais como:

Fatores comportamentais – qualquer alteração repentina na dieta ou no nível de atividade física podem mudar o comportamento do seu intestino. Por isso, aspectos da rotina como o que você come, o quanto você dorme, com que frequência se exercita e, portanto, o quão saudável está sua microbiota intestinal, são fundamentais para determinar o funcionamento do intestino.

Fatores hormonais – os hormônios ajudam a equilibrar os fluidos em seu corpo. Doenças e condições que perturbam o equilíbrio dos hormônios podem levar à constipação, incluindo diabetes, hipo e hipertireoidismo e até mesmo a gravidez.

Fatores neurológicos – problemas de saúde como derrame, esclerose múltipla e Parkinson podem afetar os nervos que fazem com que os músculos do cólon e do reto se contraiam e movam as fezes pelos intestinos.

Outros fatores – bloqueios no intestino, seja na região do cólon ou do reto, podem retardar ou interromper o movimento das fezes. O bloqueio pode ser causado pelo estreitamento do intestino e também por problemas mais graves, como cânceres de cólon ou retal. Outra causa comum de constipação inclui o uso de alguns medicamentos.

Como prevenir o intestino preso?

Alguns hábitos ajudam a prevenir a constipação e manter a saúde do intestino, seja no dia a dia, seja em uma viagem. Veja algumas dicas:

  • Beba bastante água durante o dia, especialmente em locais quentes;
  • Faça refeições em horário padrão, sem grandes alterações de um dia para o outro;
  • Inclua alimentos ricos em fibra em sua dieta, como feijão, legumes, frutas e cereais;
  • Evite ingerir alimentos que reduzem o movimento intestinal, como carnes cozidas, carnes processadas, queijos e leite;
  • Mantenha o sono regulado;
  • Mantenha-se ativo, fazendo exercícios regularmente;
  • Evacue assim que se sentir pronto. Quanto mais tempo as fezes ficarem no cólon, maior a probabilidade de ficarem secas e duras, dificultando a eliminação.

Como tratar o intestino preso?

Caso a constipação intestinal persista e incomode mesmo seguindo as dicas listadas, pode ser preciso buscar tratamento profissional. O intestino preso pode ser tratado com:

  • Laxantes mais fortes, que devem ser prescritos por um médico;
  • Uso de supositório;
  • Remoção das fezes em lavagem feita por um profissional de saúde.

Os probióticos podem ajudar a regular o intestino preso?

Os probióticos são microrganismos vivos que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis na microbiota intestinal. Dessa forma, trazem benefícios para a saúde geral do nosso corpo, pois facilitam a digestão e absorção dos nutrientes, o que permite ter um intestino regular.

Eles podem ser encontrados em alimentos fermentados, como iogurte, kimchi e kefir, mas também é possível tomar um suplemento probiótico. Converse com o médico a respeito para que ele oriente sobre a melhor opção para você.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar