Como cuidar da saúde intestinal das crianças no retorno à escola
é necessário que todos façam a sua parte: a escola precisa estar preparada para as novas regras de higiene e isolamento e os pais devem instruir os filhos da melhor maneira possível sobre a pandemia, principalmente quando o assunto é proteção.
Após um ano preocupante e desafiador para a grande maioria, enfim, a rotina começa a se adaptar à nova realidade, e com ela, a volta às aulas presenciais entre crianças e adolescentes recomeça em algumas cidades do Brasil.
E nesse retorno ao convívio social, é necessário que todos façam a sua parte: a escola precisa estar preparada para as novas regras de higiene e isolamento e os pais devem instruir os filhos da melhor maneira possível sobre a pandemia, principalmente quando o assunto é proteção.
Cuidados constantes
Além de ajudar no trato respiratório, a ciência mostra que os probióticos da cepa Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) podem ajudar também em outras doenças comuns do público infantil.
Pensando em ajudar o sistema imunológico dos pequenos, que passaram praticamente um ano sem ir à escola, além da criança procurar manter uma alimentação saudável, uma das opções viáveis é investir no uso de probióticos, que são suplementos a base de micro-organismos vivos, conhecidos como bactérias do bem, que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, sendo também uma importante aliado na manutenção da nossa imunidade, trazendo benefícios à saúde.
O que são probióticos e como funcionam?
Os probióticos são micro-organismos vivos, bactérias boas que trazem benefícios para a saúde geral do nosso corpo, facilitando a digestão, absorção de nutrientes e contribuindo para aumentar a imunidade, entre outros benefícios. Isso acontece porque, ao interagir com a microbiota – que é o conjunto de micróbios que habitam o nosso organismo – as bactérias probióticas “competem” com as bactérias ruins por espaço na mucosa gastrointestinal.
Como consequência, as “bactérias do bem” comprometem o crescimento dos demais micro-organismos, que podem causar problemas de saúde. Assim, a barreira que a mucosa do intestino exerce naturalmente é fortalecida, provocando impactos positivos na imunidade do organismo.
Referências bibliográficas:
- Nishat Z. et al. Probiotics: Helpful for the prevention of COVID-19? The Vietnamese Journal of Biomedicine, 2020.
http://www.bmrat.org/index.php/BMRAT/article/view/646#R90629120527165 - Canani R. et al. The Potential Therapeutic Efficacy of Lactobacillus GG in Children with Food Allergies. Pharmaceuticals, 2012.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3763656/ - Katri K. et al. Lactobacillus rhamnosus GG Intake Modifies Preschool Children’s Intestinal Microbiota, Alleviates Penicillin-Associated Changes, and Reduces Antibiotic Use. Plos One, 2016.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4844131/