Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Carnaval e saúde: como cair na folia com equilíbrio.

Carnaval e saúde: como cair na folia com equilíbrio.

O carnaval é uma época em que muitos levam o corpo ao limite, já que além de um desgaste físico relevante e do aumento do consumo de bebidas alcoólicas há, sobretudo, a exposição ao calor e a alimentos e bebidas vendidos de maneira informal. Isso tudo aumenta os riscos de alguns problemas de saúde. Para evitá-los, cuidar do nosso organismo, em especial do nosso intestino é essencial, afinal, aproximadamente 70% de todas as células produtoras de anticorpos estão no trato gastrointestinal. Continue a leitura e saiba mais sobre:

Quais são os problemas de saúde que podem aumentar durante o carnaval?

Durante os dias de folia, o corpo está mais suscetível a algumas infecções e reações ao comportamento fora do habitual. Alguns problemas comuns durante a época são:

Infecções alimentares – quem viaja durante o carnaval geralmente faz refeições rápidas, em locais que não conhece. É preciso atenção para garantir que o local está de acordo com as leis sanitárias e que é seguro se alimentar ali. Atenção especial para locais de praia, com frutos do mar, em que os alimentos são expostos a temperaturas inadequadas ao longo do dia. Evite também tomar água de locais que não conhece, opte sempre pelas garrafinhas lacradas.

Ressaca – dentro do nosso organismo, o excesso de álcool pode causar inflamações, enfraquecimento do sistema imunológico, diarreia, náuseas e vômitos, dor de cabeça e outras complicações. Equilibrar o consumo de água e alimentos leves e, sobretudo, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é importante.

Desidratação – consumir água é fundamental, ainda mais quando se tem um gasto exacerbado de energia. Mantenha-se hidratado antes, durante e após a folia, com ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia.

Quais os cuidados no carnaval para manter a saúde em dia?

Incluindo alguns hábitos simples na rotina, é possível ter um carnaval com mais saúde e disposição. Confira:

Cuidados com a alimentação – evite comer em locais que você não sabe a procedência do alimento ou em barraquinhas de rua. Se possível, leve frutas, sucos naturais, castanhas, bolachas e outros alimentos mais leves de casa para ir se alimentando ao longo do dia. Evite frituras e alimentos com digestão mais lenta, como comidas gordurosas e em grande quantidade.

Cuidados com a hidratação – o consumo de água também é fundamental ao longo dos dias de folia. Lembre-se de beber água antes mesmo de sentir sede, pouco a pouco, ao longo de todo o dia. Água de coco e isotônicos também ajudam na hidratação do corpo. 

Cuidados com o excesso de bebidas alcoólicas – com o consumo excessivo de álcool, nosso organismo tende a perder ainda mais água, o que redobra a necessidade de atenção com a hidratação. Além disso, esse tipo de bebida afeta diversos órgãos do nosso organismo, como coração, intestino e fígado. Mantenha a moderação e lembre-se de intercalar com o consumo de água e alimentação.

O que fazer se exagerar na comemoração do carnaval?

Os cuidados no carnaval aumentam as chances de você ter uma folia completa e sem más consequências. Mas, se ainda assim o seu organismo sentir o peso do feriado, você pode tomar algumas medidas, tais como:

  • Siga mantendo-se hidratado. Além da água, em caso de sintomas como diarreia e vômito, você pode ingerir soro caseiro (uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal para cada um litro de água filtrada), suco de frutas e isotônicos;
  • Alimente-se de comidas leves e naturais. Isso serve tanto para casos de infecção alimentar, quanto para ressaca. Aquele conselho popular de que uma alimentação gordurosa cura a dor de cabeça do dia seguinte é um mito. Aposte em carboidratos de fácil digestão, frutas e fontes de proteínas leves, como ovos e carnes magras;
  • Remédios podem ajudar a aliviar alguns sintomas da ressaca, mas é preciso cuidado. Medicamentos a base de paracetamol podem ser tóxicos para o fígado se o álcool ainda estiver no organismo. Remédios a base de ácido acetilsalicílico e ibuprofeno podem ser alternativas mais seguras, caso o mal estar seja muito grande. Se necessário, consulte um médico em um posto de saúde;
  • Descanse bastante. A falta de sono pode causar hipertensão, agitação, ansiedade e sonolência diurna.

Posso tomar probióticos para fortalecer a imunidade durante o carnaval?

Os probióticos tem uma função importante de equilíbrio no nosso organismo, atuando em áreas que são essenciais para fortalecer a nossa imunidade.

Uma delas, por exemplo, é a prevenção da disbiose, ou seja, o desequilíbrio de bactérias na nossa microbiota intestinal, que acontece quando o número de bactérias patógenas é maior do que as benéficas para o organismo. O consumo de probióticos ajuda a fortalecer a barreira da mucosa do intestino, formada por essas bactérias “do bem”. Com isso, nosso corpo se torna mais propício a combater infecções.

Outra atuação importante dos probióticos é no alívio de sintomas da diarreia, quando ela é causada por alimentos ou águas contaminados. O uso de um probiótico específico pode restabelecer o equilíbrio da flora intestinal e pode ajudar a aliviar a intensidade e duração de sintomas como dores abdominais, gases, vômitos e diarreia.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar