Buscar
Cultive Seu Melhor

Como tratar síndrome do intestino irritável?

Como tratar síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico que afeta o sistema digestório. As causas ainda não são bem definidas, mas, diante dos sinais e sintomas apresentados, é possível saber como tratar a síndrome do intestino irritável (SII) da melhor forma. Continue a leitura para descobrir mais sobre o que é e como tratar essa desordem que atinge tantas pessoas atualmente.

O que é síndrome do intestino irritável (SII)?

A síndrome do intestino irritável, também conhecida pela sigla SII, ocorre quando há problemas na comunicação entre o cérebro e o intestino, afetando as atividades normais de todo o sistema gastrointestinal. O problema pode causar dores recorrentes no abdômen, inchaços na região, diarreias e excesso de gases. Estes sinais estão relacionados à alteração na frequência de evacuação e/ou forma das fezes.

Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Síndrome do Intestino Irritável, foi relatado que cerca de 12% da população brasileira sofre com essa desordem que atinge a região intestinal.

Diferente do Brasil, a sua prevalência mundial pode variar de 3% a 25%. Este dado não é exato, pois a divulgação dos números é responsabilidade de cada país. Essa síndrome é a principal motivadora de 12% de consultas de assistência primária e 28% das consultas gastroenterologistas, aproximadamente.

Apesar da SII atingir ambos os gêneros, as mulheres são as que mais procuram tratamento, principalmente pelos sintomas, como disfagia, inchaço abdominal e constipação, sendo este último mais frequente entre elas. Já nos homens, foi relatado que o sintoma mais comum é a diarreia.

Os sintomas da SII podem se apresentar ocasionalmente em qualquer pessoa, podendo ser confundida com sintomas intestinais passageiros. Com isso, especialistas têm analisado critérios específicos para diagnosticar corretamente a síndrome do intestino irritável com base na frequência de aparição e de sua duração.

Como é feito o tratamento da síndrome do intestino irritável?

Recentemente, o Colégio Americano de Gastroenterologia publicou novas diretrizes com atualizações de como tratar a síndrome do intestino irritado.  De acordo com elas, o primeiro passo para tratar a SII é fazer testes para analisar e classificar seu subtipo, determinados através da escala Bristol, uma escala médica destinada a analisar a forma das fezes humanas.

A partir disso, o tratamento recomendado pode incluir desde uma mudança na dieta, até o uso de medicamentos e probióticos. Todas as medidas são focadas em aliviar os sintomas, oferecendo uma vida o mais normal possível para o indivíduo.

O que não comer para ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável?

Os cuidados com a dieta são fundamentais para o alívio dos sintomas, mas também como tratamento preventivo da síndrome do intestino irritável. Para quem sofre com o problema, é importante manter uma alimentação natural, rica em fibras e com pouca gordura e açúcar, e beber bastante água.

Seu médico pode sugerir que você elimine da sua alimentação:

Alimentos que estimulam a produção de gases – entre eles, feijão, repolho, couve-flor e batata-doce. Com os inchaços e o excesso de gases, não é recomendado o consumo de refrigerantes e bebidas alcóolicas. Também é importante informar que a cafeína, o tabaco e os doces como balas e chicletes podem favorecer as crises.

Alimentos do grupo FODMAP – FODMAP é uma sigla que em português significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Isso porque algumas pessoas são mais sensíveis a alguns tipos de carboidratos, frutoses e lactoses, piorando os sintomas de SII. Alguns exemplos de FODMAP são: grãos, mel, pera, manga, maçã, leite de vaca, iogurte, queijo, farinha.

Glúten – pesquisas apontaram que pacientes têm demonstrado melhoras na diarreia ao pararem de se alimentar com produtos que contém glúten, como trigo, cevada e centeio.

Quais os medicamentos para combater os sintomas de SII?

Após análise e diagnóstico, o médico poderá prescrever medicamentos antiespasmódicos, anti-inflamatórios e até mesmo antidepressivos. A indicação vai depender da frequência e da intensidade dos sintomas de cada paciente.

Em casos de diarreia, podem ser receitados medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar, enquanto para os indivíduos que apresentam prisão de ventre e constipação, poderão ser prescritos laxativos que aceleram o trânsito intestinal e reduzem a consistência das fezes.

O que são probióticos e como podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável?

Os probióticos são bactérias boas que já habitam o corpo humano, mas é possível multiplicá-los e fortalecê-los por meio de certos alimentos ou suplementos alimentares. Eles auxiliam no funcionamento do intestino, melhorando a distensão abdominal, inchaços e o trânsito intestinal.

O uso de probióticos também pode ajudar na prevenção de doenças intestinais e no controle de sintomas como diarreia ou constipação. Portanto, para quem procura formas de como tratar a síndrome do intestino irritável de maneira eficiente e simples, os probióticos são uma ótima opção.

Importante: mesmo para o uso de probióticos é altamente recomendável a prescrição médica, pois existem diversos tipos de bactérias benignas com ações distintas para o controle de vários sintomas da SII.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Posts relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar
''