Buscar
Cultive Seu Melhor

Cuide do seu sistema digestivo durante as festas de fim de ano

Exagerar no consumo de comidas e bebidas durante as confraternizações de fim de ano pode prejudicar o sistema digestivo.

Cuide do seu sistema digestivo durante as festas de fim de ano

Manter o sistema digestivo saudável durante as comemorações de fim do ano pode ser um desafio. Para muitas pessoas, a época é sinônimo de se esbaldar na comida e aproveitar diferentes drinques alcoólicos. A seguir, explicamos o que os exageros podem causar e como evitar desconfortos na temporada de festas.

Como as festas de fim de ano podem afetar o sistema digestivo?

Os exageros na ingestão de comida podem ser prejudiciais ao sistema digestivo e levar a sintomas como:

  • Azia;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Enjoo;
  • Flatulência (gases);
  • Dor de cabeça;
  • Refluxo gastresofágico;
  • Distensão abdominal;
  • Sensação de cansaço.

Como cuidar do sistema digestivo nas festas de fim de ano?

Algumas dicas podem ajudá-lo a manter uma boa saúde do sistema digestivo e, ao mesmo tempo, fazer com que você consiga aproveitar as melhores refeições que as festas de fim de ano têm a oferecer:

Mantenha-se bem hidratado – a desidratação faz com que sintamos mais vontade de comer. Além disso, a água auxilia no processamento das bebidas alcoólicas pelo fígado, auxiliando a diminuição dos efeitos da intoxicação no organismo causada pelo álcool.

Lembre-se do que lhe faz mal – se você é intolerante à lactose, por exemplo, mesmo que a tentação seja grande, o melhor para seu sistema digestivo é evitar o consumo de queijos e receitas com muito leite. Explore bem as opções do buffet ou do cardápio antes de colocar os alimentos no prato.

Evite deitar-se logo depois de comer – comer algumas horas antes do seu horário habitual de sono ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor, já que o processo tende a ser mais lento quando vamos dormir.

Consuma alimentos com fibras – vegetais, frutas e grãos integrais são ricos em fibras, e por isso, ajudam o sistema digestivo a funcionar. Ainda que não tenham muitas opções com essas características durante as festas, é importante adicionar esses alimentos nas refeições que vêm antes ou depois das comemorações.

Diminua a velocidade ao comer – controle o ritmo que você come e concentre-se em saborear cada alimento. Comer muito rápido pode retardar a digestão e causar prisão de ventre, além de dores de barriga. Mastigar mais lentamente também o ajudará a controlar suas porções.

Como ajudar o organismo a se recuperar dos excessos de fim de ano?

O primeiro passo é entender que o organismo pode levar alguns dias ou até semanas, a depender da pessoa, para voltar a funcionar de forma habitual. Não é necessário apostar em “dietas detox” ou privar-se de comer – estratégias muito restritivas tendem a prejudicar a saúde e ter efeito rebote. O mais importante é retomar a alimentação saudável, apostar na hidratação e fazer atividades físicas – recomendações que também devem servir para o resto do ano.

Atenção: pessoas com problemas de saúde devem ter cuidado redobrado

Quadros como hipertensão e diabetes pedem maior cautela em relação a quais alimentos e bebidas consumir durante as festas. Opções com alta concentração de açúcares e carboidratos – como bolos, pães, farofas e vinhos – podem aumentar os níveis de glicose no sangue, levando os pacientes a quadros de hiperglicemia e de hipertensão. O melhor é conversar com o médico para saber o quanto de cada tipo de comida é recomendado ingerir.

Outra recomendação muito importante é que diabéticos e hipertensos não abandonem sua rotina de cuidados para controlar seus quadros, seja com medicamentos, exercícios físicos ou qualquer outra recomendação médica. Também é essencial manter o monitoramento da glicemia e os níveis de pressão.

Como saber se devo procurar um médico após excessos de fim de ano?

Para a maioria das pessoas, é normal sofrer de dores de estômago ou azia eventuais durante as festas de fim de ano, especialmente se alimentos que não fazem parte do cardápio habitual são consumidos em grandes quantidades. No entanto, procure ajuda médica ao manifestar os seguintes sintomas de forma persistente:

  • Vômitos;
  • Diarreia grave;
  • Febre;
  • Mal-estar incapacitante.

Referências

  1. https://www.griffinhealth.org/blog/healthy-u/post/13772/tips-for-digestive-health-during-the-holidays – acessado em 7/12/2021
  2. https://centrodeobesidadeediabetes.org.br/noticias/como-aproveitar-as-ceias-das-festas-de-fim-de-ano-sem-exageros/ – acessado em 7/12/2021
  3. https://dighealth.org/blog/holiday-eating-tips/ – acessado em acessado em 7/12/2021
  4. hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/releases/festas-de-final-de-ano-dicas-ajudam-a-evitar-os-excessos-cometidos-nesta-epoca – acessado em acessado em 7/12/2021
  5. https://www.cchrchealth.org/digestive-health-during-holidays/ – acessado em acessado em 7/12/2021


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Posts relacionados

Política de Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar