Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Diarreia infantil é sintoma comum na volta às aulas, saiba como lidar

Diarreia infantil é sintoma comum na volta às aulas, saiba como lidar

No período de volta às aulas, além da ansiedade em reencontrar os colegas, as crianças e adolescentes costumam apresentar mais queixas de problemas gastrointestinais, como a diarreia. Isso acontece porque, no reencontro com amigos, em um tempo quente e seco, a circulação de viroses diarreicas aumenta consideravelmente. Continua a leitura e entenda mais sobre diarreia infantil!

Por que o retorno às aulas requer cuidados com viroses que provocam diarreia infantil?

De forma geral, jovens e, principalmente, crianças têm o sistema imunológico ainda em fase de formação e são mais vulneráveis às infecções por vírus e bactérias que podem causar diarreia. No retorno às aulas,o contato próximo com colegas e professores e o compartilhamento de utensílios e brinquedos propicia a proliferação de diversos tipos de micro-organismos que são transmitidos pelo ar e contato físico e podem causar diferentes problemas de saúde, como a diarreia em crianças.

Quais os sinais e sintomas de diarreia infantil?

Evacuações frequentes (mais de três vezes por dia), juntamente com fezes mais moles ou aquosas, são os principais sinais de diarreia infantil. Além disso, ela também pode ser acompanhada de sinais e sintomas como:

  • Febre;
  • Vômitos;
  • Náusea;
  • Dor abdominal;
  • Falta de apetite;
  • Choro mais persistente e sem causa aparente;
  • Desidratação.

É provável que crianças desenvolvam sintomas mais graves ao serem infectadas por vírus que causam diarreia. Isso pode fazer com que elas precisem de internação para tratar desidratação, por exemplo. Mas não significa, necessariamente, que é um caso mais grave. Entretanto, é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos à evolução dos sintomas e busquem ajude médica. Os sinais de perigo relacionados á diarreia em crianças são os seguintes:

  • Piora da diarreia;
  • Vômitos repetidos;
  • Muita sede;
  • Febre alta;
  • Recusa de alimentos;
  • Sangue nas fezes;
  • Diarreia que dura mais de cinco dias.

Como prevenir diarreia infantil na volta às aulas?

Para prevenir a diarreia em crianças na volta às aulas, é fundamental reforçar o sistema imunológico dos pequenos ao longo do tempo para que, no contato com os vírus que causam a diarreia ou outros problemas de saúde, seja possível combatê-los. Existem algumas medidas importantes:

Alimentação equilibrada – reforçar o sistema imunológico por meio da alimentação variada e natural é essencial. O consumo excessivo de alimentos processados gera deficiência de nutrientes, o que enfraquece o sistema imunológico. Criança que come bem tem sistema imunológico forte e preparado para combater invasores.

Exercício físicos regulares – a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças de um a quatro anos de idade devem estar ativas por, pelo menos, 180 minutos ao longo do dia, em qualquer intensidade. Isso ajudará o sistema imunológico a ter uma resposta mais fortalecida a invasões de vírus e bactérias.

Exposição regulada ao sol, para aumentar vitamina D – ela ajuda a fixar o cálcio nos ossos e também regula o sistema imunológico. Banhos de solde no mínimo 15 minutos estão liberados para os pequenos, desde que tomados antes das 10 horas e/ou após às 16 horas.

De olho na higiene – outro ponto importante é orientar as crianças para fazerem a higienização frequente das mãos com água e sabão. Essa atitude reduz em até 40% as chances de contaminação por vírus e bactérias que causam viroses e desequilíbrio da microbiota intestinal, que levam à diarreia.

Uso de probióticos – essa suplementação ajuda a equilibrar a flora intestinal dos pequenos, o que fortalece a barreira de defesa da mucosa do intestino, formada por bactérias “do bem”. Como consequência, torna-se mais difícil a invasão de microrganismos que causam infecções.

Como tratar a diarreia infantil?

No caso da doença adquirida no pós retorno às aulas, há grandes chances de a diarreia ser do tipo agudo, que é caracterizado por quadros que duram de cinco a 14 dias. Quando causada por vírus, a diarreia aguda tem um ciclo de começo, meio e fim próprio. Pode ser tratada com:

Hidratação – é essencial repor líquidos e eletrólitos para evitar a desidratação. Geralmente, o tratamento por via oral já soluciona o problema. Porém, caso o quadro venha a evoluir, é recomendada a abordagem via intravenosa.

O soro caseiro costuma ajudar e pode ser feito com uma mistura simples, veja:

  • 1 colher pequena de sal;
  • 1 colher grande de açúcar;
  • 1 litro de água mineral.
  • O líquido deve ser administrado durante todo o dia à criança.

Alimentação – a alimentação saudável é fundamental para tratar a diarreia. Para crianças que conseguem comer sem ter náuseas, uma alimentação baseada em frutas, legumes e grãos já é suficiente. Evite ao máximo alimentos ultraprocessados e condimentados.

O que são probióticos e como eles podem ajudar no tratamento da diarreia infantil?

As bactérias que compõem os probióticos podem ser consideradas “bactérias boas” ou “microrganismos vivos que oferecem vantagens à saúde”, de acordo com a OMS. Os probióticos podem ser aliados no tratamento da diarreia tanto de crianças como de adultos porque são benéficos para a microbiota, ou flora intestinal, quando fornecidos corretamente. Os probióticos que contêm bactérias dos gêneros Lactobacillus, como o Lactobacillus rhamnosus GG(LGG), – que é o mais estudado até hoje – são os mais sugeridos por especialistas.

O uso de probióticos em crianças pode atuar como medida preventiva ou como tratamento de apoio para a diarreia, ajudando a controlar a intensidade e duração dos sintomas. Consulte o médico pediatra para saber como inserir os probióticos na rotina dos seus pequenos.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar