Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

É possível evitar a síndrome do intestino irritável?

Cerca de 10% a 15% das pessoas no mundo todo apresentam SII, sendo que ela afeta 1,5 vezes mais as mulheres do que os homens e seja uma das principais queixas de pacientes nas consultas com gastroenterologistas no Brasil.

É possível evitar a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença crônica, que é caracterizada por alteração do funcionamento gastrointestinal, causando uma série de sinais e sintomas, como diarreia, dor, distensão abdominal e constipação. Cerca de 10% a 15% das pessoas no mundo todo apresentam SII, sendo que ela afeta 1,5 vezes mais as mulheres do que os homens e seja uma das principais queixas de pacientes nas consultas com gastroenterologistas no Brasil. Continue a leitura para saber:

O que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional crônica, que afeta a atividade do sistema digestivo. Ela é considerada uma doença funcional porque os exames não mostram alteração bioquímica ou na estrutura dos órgãos do sistema digestivo. Em geral, a disfunção causa dor na região, distensão abdominal e episódios alternados de constipação e diarreia. A SII pode ser classificada em quatro subtipos:

  • SII com diarreia predominante (SII-D),
  • SII com constipação predominante (SII-C),
  • SII com hábitos intestinais mistos (SII-M)
  • SII não classificada/determinada (SII-U)

A classificação é feita de acordo com a prevalência maior de um ou outro sintoma. Por exemplo, no primeiro caso, os episódios de diarreia são mais frequentes. Já no subtipo indeterminado, o quadro do paciente foge das alternativas anteriores.

O que causa a síndrome do intestino irritável?

A causa da SII não é conhecida. O que se sabe é que existem alguns fatores que podem provocar os sinais e sintomas característicos do transtorno ou agravá-los, tais como:

  • Alterações nas contrações do intestino;
  • Alterações na comunicação entre o cérebro e o intestino;
  • Inflamação da mucosa do intestino;
  • Alteração da microbiota intestinal;
  • Infecções graves;
  • Quadros de estresse, depressão e ansiedade.

A alimentação é outro ponto de atenção. Mesmo não sendo uma causa, também interfere nos sintomas da síndrome do intestino irritável. É que alguns alimentos, como laticínios e leguminosas, são capazes de piorar os episódios de dor e da diarreia.

Quais são os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável?

Além dos mais frequentes, como dor, distensão abdominal, diarreia e constipação, a SII também pode provocar:

  • Náuseas;
  • Má digestão;
  • Sensação de evacuação incompleta;
  • Dor de cabeça;
  • Gases;
  • Sensação de estar estufado.

Entre os sintomas específicos, as mulheres costumam apresentar mais episódios de constipação, enquanto nos homens a diarreia é mais frequente. Além disso, mais de 80% das pessoas com SII costumam apresentar algum problema emocional no mesmo período das crises.

Pelo fato dos sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável serem comuns também em outros problemas de saúde, algumas pessoas passam até meses com o problema sem buscar ajuda médica. Mas, como eles podem afetar bastante o dia a dia, é importante buscar um médico para que ele faça o diagnóstico do que os está causando e indique o tratamento mais adequado para o caso.

Como é feito o tratamento da síndrome do intestino irritável?

O tratamento da síndrome do intestino irritável é voltado para o controle dos sintomas, pois ainda não se sabe o que causa a doença. Nesse sentido, os médicos costumam indicar o uso de medicamentos específicos e até de apoio psicológico, pois isso pode ajudar a diminuir de forma significativa e duradoura os sinais e sintomas de SII. Além disso, são indicadas mudanças de comportamento alimentar e de outros hábitos nocivos, como a ingestão de bebidas alcóolicas. Entre as recomendações estão:

Uso de probióticos – os probióticos são bactérias benéficas para a saúde do intestino. Elas contribuem com a manutenção da flora intestinal e ajudam a combater os agentes nocivos que contribuem com a SII. Como a síndrome envolve episódios de diarreia e constipação, o uso do suplemento é indicado para o reequilíbrio da função do intestino.

Uma nova dieta alimentar – alguns alimentos podem piorar os sintomas da SII e por isso vale investigar quais seriam. No geral, o leite e derivados aparecem no topo da lista, já que costumam causar gases e episódios de diarreia. Bebidas gaseificadas e que contenham cafeína também pioram o quadro. Mesmo sendo saudáveis, algumas frutas, como maçã, melancia e pera, podem gerar o mesmo efeito dos laticínios. Mas, nesse caso, pela presença da frutose.

Como evitar a síndrome do intestino irritável?

Como não se sabe ainda o que causa a SII, não existe uma maneira de evitar a doença. No entanto, algumas recomendações são capazes de atenuar os sinais e sintomas, bem como diminuir a frequência deles. Veja quais são:

  • Monte uma lista de alimentos que podem estar associados às crises para poder evitá-los;
  • Evite a ingestão de bebidas alcóolicas, com excesso de gás e cafeína;
  • Prefira uma dieta com baixo teor de gordura;
  • Busque alimentos ricos em fibras, com exceção de alguns vegetais, como repolho, batata doce, couve-flor e feijão, pois costumam gerar muitos gases;
  • Evite mascar chicletes e chupar balas que tenham sorbitol na composição
  • Pratique exercícios físicos regularmente e outras atividades prazerosas;
  • Não fume;
  • Mantenha-se hidratado, consumindo ao menos dois litros de água por dia;

Adotando essas medidas, será mais fácil administrar os sinais e sintomas da síndrome  do intestino irritável. Elas também ajudam a manter o bom funcionamento de todo o organismo e, portanto, a saúde geral.

Referências

https://www.fleury.com.br/manual-de-doencas/sindrome-do-intestino-irritavel#:~:text=No%20mundo%2C%20estima%2Dse%20que,diagn%C3%B3stico%20no%20consult%C3%B3rio%20dos%20gastroenterologistas. – Acessado em 10/11/2022.



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar