Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Mitos e verdades sobre a microbiota

Cerca de 70% da colonização desses micro-organismos ocorre no trato gastrointestinal, formando a microbiota intestinal.

Mitos e verdades sobre a microbiota

Microbiota é um grupo de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que vivem em um determinado ambiente. Ela pode ser encontrada em diversos ecossistemas, incluindo o corpo humano, onde está presente na boca, no estômago, no intestino, nos tratos urinário e respiratório, nos olhos e na pele. Cerca de 70% da colonização desses micro-organismos ocorre no trato gastrointestinal, formando a microbiota intestinal. Uma das funções dessa microbiota é manter a integridade da mucosa e controlar a proliferação de bactérias que podem causar doenças. Confira alguns mitos e verdades sobre a microbiota humana.

MITO OU VERDADE: a microbiota intestinal de cada pessoa é única, como uma espécie de “impressão digital”.

VERDADE! Cada microbiota intestinal é única, assim como a impressão digital. Alguns estudos sugerem que, através da avaliação da microbiota, é possível distinguir uma pessoa das outras.

MITO OU VERDADE: todas as bactérias que fazem parte da microbiota são nocivas.

MITO! Muitas das bactérias que compõem a microbiota podem ter efeitos benéficos à saúde e ajudam em várias funções no nosso organismo, como no funcionamento normal do trato gastrointestinal e na recuperação de infecções.

MITO OU VERDADE: as bactérias da microbiota intestinal são todas iguais.

MITO! Há milhares de tipos de bactérias intestinais e em diferentes quantidades em cada indivíduo. A microbiota é composta, majoritariamente, por bactérias não patogênicas e que são adquiridas no nascimento. No entanto, fatores ambientais, como os hábitos alimentares e o estilo de vida, podem modificar a composição da microbiota.

MITO OU VERDADE: uma vez estabelecida a microbiota intestinal, ela permanece inalterada ao longo da vida.

MITO! A microbiota intestinal tende a manter-se estável, mas sua composição pode ser alterada por vários fatores. Por exemplo, tratamento com antibióticos, má alimentação e até migração para outro país. Além disso, o envelhecimento está associado à diminuição da diversidade microbiana.

MITO OU VERDADE: a microbiota intestinal saudável tem relação direta com a imunidade.

VERDADE! A microbiota tem um papel muito importante no desenvolvimento e na regulação do sistema imunológico, ajudando na prevenção de infecções. Além disso, o sistema imunológico tem muitos mecanismos que ajudam a regular a microbiota, o que permite que estes dois sistemas interajam e se ajudem mutuamente.

MITO OU VERDADE: bebês nascidos de parto normal desenvolvem a microbiota mais rapidamente.

VERDADE! Isso ocorre porque o parto vaginal proporciona ao bebê contato direto com as bactérias vaginais e fecais materna, que se instalam em diferentes órgãos da criança e facilitam funções fundamentais, como a digestão. Já no parto cesárea, a fonte inicial de contaminação é o meio ambiente, retardando, assim, o estabelecimento da microbiota.

MITO OU VERDADE: o ambiente pode alterar a microbiota?

VERDADE! A mudança de ambientes naturais para ambientes com pouca exposição ao solo, animais e outros micróbios ambientais pode impactar o microbioma intestinal de maneiras potencialmente prejudiciais.

MITO OU VERDADE: estresse e dieta não saudável podem desequilibrar a microbiota.

VERDADE! A exposição a fatores agressores como estresse, consumo exagerado de álcool, tabagismo e dieta não saudável colaboram para o aumento das bactérias patogênicas e a diminuição das bactérias benéficas. Esse desequilíbrio, conhecido como disbiose, pode estar associado tanto ao aparecimento de doenças do trato gastrointestinal, como doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável e constipação, como de condições sistêmicas, como obesidade e diabetes. Além disso, a diminuição da resposta imunológica pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão de doenças metabólicas, inflamatórias, autoimunes e do câncer.

MITO OU VERDADE: probiótico é qualquer bactéria benéfica que vive no intestino.

MITO! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos são micro-organismos vivos, como bactérias e leveduras, que, quando administrados em dosagens adequadas, conferem benefícios à saúde.Para ser considerado um probiótico, o micro-organismo deve atender aos seguintes critérios:

  • Ser comprovadamente seguro;
  • Sobreviver no alimento (ou suplemento alimentar) durante todo o prazo de validade;
  • Estar na concentração adequada para exercer benefício à saúde;
  • Sobreviver à ação dos ácidos gástricos e sais biliares,
  • Chegar viável e ativo ao seu local de atuação no organismo;
  • Exercer benefício clinicamente comprovado.

MITO OU VERDADE: assim como os probióticos, os prebióticos são micro-organismos vivos.

MITO! Os prebióticos são um tipo de fibra que o corpo humano não consegue digerir, que funcionam como “alimentos” para as bactérias benéficas da microbiota intestinal, contribuindo para que elas se proliferem. Existem três agentes que ajudam na manutenção de um intestino saudável e oferecem benefícios para o organismo:

  • Probióticos – encontrados em uma variedade de alimentos como leite fermentado e iogurtes ou em suplementos específicos;
  • Prebióticos – encontrados em alimentos como cebola, banana e aveia. Eles também são comercializados em comprimidos;
  • Simbióticos – suplementos ou alimentos que combinam probióticos e prebióticos.

MITO OU VERDADE: uma vez que os probióticos atuam no intestino, eles beneficiam exclusivamente a saúde digestiva.

MITO! Embora ajam na composição da microbiota intestinal, os benefícios dos probióticos podem ser observados em outras regiões do corpo e na saúde como um todo. Por exemplo, alguns estudos sugerem que os probióticos podem ter efeitos benéficos nos sintomas de crianças com eczema ou dermatite (inflamação de pele). No entanto, o uso deve sempre ser orientado por um médico.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar