Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Quem está com imunidade baixa tem algum sintoma?

O sistema imunológico tem a função de evitar que micro-organismos externos - como fungos, bactérias e vírus - causem infecções e também combatê-las, caso...

Quem está com imunidade baixa tem algum sintoma?

O sistema imunológico tem a função de evitar que micro-organismos externos – como fungos, bactérias e vírus – causem infecções e também combatê-las, caso ocorram. No entanto, às vezes, esse sistema apresenta um mau funcionamento, deixando o organismo mais suscetível a doenças. Esse problema é chamado de imunidade baixa e costuma ficar evidente com a manifestação de alguns sintomas, que indicam que tem algo errado com o sistema imunológico.  Continue a leitura para saber:

Como funciona o sistema imunológico?

“Imunidade” é um termo genérico que usamos para descrever uma série de mecanismos do corpo, que envolvem diversos órgãos, células e tecidos, e têm como função impedir a invasão de agentes causadores de doenças, como vírus, fungos e bactérias patogênicas.

Uma das principais formas de atuação do nosso sistema imunológico acontece por meio dos anticorpos. Eles são proteínas produzidas pelas células de defesa – os linfócitos B – para impedir que esses agentes infecciosos causem danos ao corpo. Os anticorpos são produzidos e distribuídos pelo corpo para lutar especificamente contra determinado tipo de invasor ao entrar em contato com ele.

Essa identificação se dá por meio de uma substância chamada antígeno. Portanto, cada tipo de anticorpo é feito, especificamente, para combater um antígeno e não apresenta reação ou tem uma reação muito fraca diante de outros antígenos para os quais não foram designados.

A imunidade também pode ser dividida em dois tipos:

Imunidade nata – é aquela que nos acompanha desde o nascimento. Não conta com memória imunológica e costuma atacar os micro-organismos da mesma forma, sem ter células específicas para cada um deles. É considerada a primeira e mais rápida linha de proteção do corpo e envolve a pele, mucosas, o sangue e os glóbulos brancos, entre outras estruturas.

Imunidade adquirida – é a adaptação que nosso corpo faz para combater os micro-organismos de forma específica, criando a chamada memória imunológica. Nesse caso, os leucócitos guardam informações sobre como eliminar certos invasores e, diante de um eventual contato, passam a produzir anticorpos para impedir a infecção. Ela pode ser estimulada por meio da própria doença, se for contraída; e pelas vacinas.

O que é imunidade baixa?

A imunidade baixa, também chamada de imunodeficiência, ocorre quando o sistema imunológico do indivíduo se encontra fragilizado por alguma razão e fica incapaz de responder à altura quando um micro-organismo invade o corpo humano.

Quando isso acontece, além de ficarmos mais vulneráveis aos ataques externos e ao desenvolvimento de infecções, também ficamos suscetíveis às complicações e formas mais graves das doenças.

Quais são as causas da imunidade baixa?

Normalmente, a imunidade baixa é causada por problemas crônicos de saúde, como doenças autoimunes, ou ainda por alguns tipos de tratamento médico, como a quimioterapia e o uso de medicamentos imunossupressores por pessoas transplantadas, por exemplo. O estresse também é um fator importante que prejudica o funcionamento do sistema imunológico. Isso porque ele causa o aumento de um hormônio chamado cortisol, que atua inibindo o funcionamento da imunidade quando se encontra em taxas elevadas.

Outros fatores que podem afetar a imunidade são:

  • Sedentarismo ou excesso de atividades físicas;
  • Má qualidade do sono;
  • Abuso de álcool e/ou substâncias químicas;
  • Má alimentação (falta de nutrientes);
  • Tabagismo;
  • Doenças como diabetes, HIV, câncer;
  • Problemas pulmonares e cardiovasculares;
  • Obesidade;
  • Variações hormonais;
  • Gestação;
  • Falta de vitaminas A, C, D e E, e dos minerais zinco e ferro.

Quais são os sinais e os sintomas da imunidade baixa?

Quem está com a imunidade baixa certamente irá perceber. O principal indicativo do problema é a recorrência de infecções mais simples, como resfriados e otites. Mas os sinais e sintomas da imunidade baixa também podem se manifestar de outras formas:

  • Queda de cabelo;
  • Aftas constantes na boca;
  • Cansaço excessivo;
  • Problemas intestinais, como diarreias;
  • Desenvolvimento de duas ou mais pneumonias por ano;
  • Infecções respiratórias constantes;
  • Crises constantes de candidíase (mais frequente em mulheres);
  • Crises frequentes de herpes (genital e oral);
  • Unhas fracas;
  • Dificuldade de cicatrização.

O que fazer para aumentar a imunidade?

Assim como o resto do corpo, para funcionar bem, o sistema imunológico precisa estar em equilíbrio. Por isso, a recomendação para aumentar a imunidade envolve a manutenção de um estilo de vida saudável, que favoreça a saúde global do organismo e, consequentemente, as defesas dele.

Embora não haja evidências científicas robustas que indiquem que apenas uma ou duas mudanças nos hábitos de vida possam ter um impacto grande no sistema imunológico, os especialistas recomendam algumas medidas que podem influenciar no bom funcionamento das defesas do corpo. São elas:

  • Não fumar;
  • Ingerir uma grande quantidade de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes;
  • Evitar a ingestão de alimentos processados;
  • Manter uma rotina de exercícios físicos, porém sem exageros;
  • Consumir bebidas alcoólicas com moderação;
  • Melhorar a qualidade e a duração do sono durante a noite;
  • Trabalhar o manejo do estresse com terapia e outras medidas, como a meditação.

Manter o calendário de vacinação em dia – tanto adultos como crianças – também é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e evitar que diversas doenças com potencial para complicações sérias não infectem o organismo.

O consumo de probióticos também pode ser uma forma de fortalecer a imunidade do organismo como um todo. Isso acontece porque, ao interagir com a microbiota – que é o conjunto de micróbios que habitam o nosso organismo – as bactérias probióticas “competem” com as bactérias ruins por espaço na mucosa gastrointestinal.

Como consequência, as “bactérias do bem” comprometem o crescimento dos demais micro-organismos, que podem causar problemas de saúde. Assim, a barreira que a mucosa do intestino exerce naturalmente é fortalecida, provocando impactos positivos na imunidade.

Atenção: antes de começar qualquer suplementação, um médico deve ser consultado para confirmar o diagnóstico e orientar qual a melhor forma de ingerir esses nutrientes.

Referências



Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Produtos relacionados

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar