Os probióticos podem ajudar a prevenir infecções do trato urinário?
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções mais comuns que atingem a população, principalmente as mulheres. Causada na maioria das vezes por bactérias, a ITU pode ser prevenida com alguns cuidados.
O que são infecções do trato urinário?
As ITUs (Infecções do Trato Urinário) são infecções comuns que acontecem quando as bactérias, frequentemente da pele ou do reto, entram na uretra e infectam o trato urinário. Apesar de também acometer homens, é mais comum que a ITU apareça em mulheres, pois a uretra delas é mais curta e próxima do reto, facilitando a entrada de bactérias no trato urinário.
Há dois tipos de ITU mais comuns:
- Cistite – infecção da bexiga. Esse é o tipo mais comum de ITU;
- Pielonefrite – infecção renal. É menos comum, porém mais grave que a cistite.
O que pode causar infecção do trato urinário?
As infecções do trato urinário podem ser causadas por:
- Bactérias, principalmente as do intestino e vagina em mulheres;
- Vírus;
- Fungos;
- Parasitas.
A infecção pode estar relacionada à falta de higiene ou em pessoas que não urinam após atividades sexuais. Outros fatores de risco desse tipo de infecção podem ser idade e gravidez.
Quais são os fatores de risco de infecção do trato urinário?
Existem alguns fatores de risco que aumentam a possibilidade do desenvolvimento de uma ITU:
- Já ter sofrido uma ITU anteriormente;
- Atividade sexual;
- Alterações nas bactérias que vivem na flora vaginal, que podem ser causadas, por exemplo, pela menopausa ou o uso de espermicidas;
- Gravidez;
- Idade, pois são mais comuns em crianças pequenas e em mulheres na faixa etária da menopausa;
- Má higiene;
- Outros problemas no trato urinário, como pedras nos rins e, especificamente nos homens, o aumento da próstata.
Quais são os sinais e sintomas de infecção do trato urinário?
Os sintomas de uma ITU podem incluir:
- Dor ou queimação ao urinar;
- Vontade de urinar frequente;
- Sentir vontade de urinar apesar de estar com a bexiga vazia;
- Presença de sangue na urina;
- Pressão ou cãibras na virilha ou na parte inferior do abdômen;
- Febre e calafrios;
- Dor lombar ou dor na lateral das costas;
- Náusea ou vômito;
- Urina escura ou com cheiro forte.
Apresentar um ou mais dos sinais e sintomas listados não significa, necessariamente, que a pessoa tem infecção do trato urinário. Outras condições de saúde podem provocar as mesmas coisas. Por isso, deve-se procurar um médico o mais rápido possível para que ele possa diagnosticar o motivo corretamente e, se necessário, prescrever o melhor tratamento para o caso.
Como é feito o diagnóstico de infecção do trato urinário?
É necessário procurar atendimento médico ao sinal de qualquer sintoma de infecção do trato urinário. O diagnóstico da ITU é feito pelo médico após a avaliação clínica na consulta médica e a realização dos exames laboratoriais que ele porventura solicitar, pois eles podem ser necessários para confirmar ou não a presença da infecção.
- Urina tipo I ou EAS (Elementos Anormais do Sedimento) – exame realizado com o primeiro jato de urina e se destina a analisar os sedimentos da urina, conhecido como exame de urina, ou urina I.
- Urocultura – é o exame mais comum para identificar bactérias que podem causar infecção no trato urinário, sendo também conhecido como exame de cultura de urina.
Como é o tratamento de infecção do trato urinário?
O tratamento para as infecções do trato urinário deve ser feito com acompanhamento médico após o diagnóstico da doença. Na maior parte das vezes, é receitado um antibiótico para combater as bactérias causadoras da ITU, e é possível que em alguns casos a pessoa tenha alguns efeitos colaterais, como náusea e diarreia. Se isso acontecer, é necessário retornar ao médico para que ele possa fazer uma avaliação e até substituir o medicamento se for necessário. Seja como for, é muito importante seguir as seguintes recomendações:
- Nunca interrompa o tratamento com antibiótico por conta própria, só faça isso se o médico determinar;
- Tome o antibiótico exatamente na dosagem, horários e durante o período prescrito pelo médico;
- Beba muita água e outros líquidos.
Grande parte dos casos de infecção do trato urinário pode ser cuidada em casa com os medicamentos prescritos pelo médico. Entretanto, algumas situações casos podem exigir tratamento no hospital.
É possível prevenir infecção do trato urinário?
Há algumas maneiras de prevenir o aparecimento de uma UTI, que incluem cuidados básicos com a higiene e até o uso de probióticos, que ajudam a diminuir as chances do aparecimento das bactérias causadoras da infecção.
Alguns outros cuidados que ajudam a prevenir o surgimento de infecção do trato urinário são os seguintes:
- Urinar após relações sexuais;
- Manter-se hidratado;
- Evitar o uso de duchas, sprays e outros produtos na região genital;
- Para mulheres, sempre se limpar fazendo o movimento de frente para trás e nunca ao contrário;
- Manter a região genital sempre limpa;
- Incluir o uso de probióticos na rotina.
Qual o papel dos probióticos em infecção do trato urinário?
Os probióticos contém micro-organismos vivos que proporcionam diversos benefícios para o organismo. Eles, inclusive, podem ajudar a prevenir o surgimento de uma ITU. Os lactobacilos, um dos tipos mais comuns de probióticos, impedem a adesão, o crescimento e a colonização de bactérias causadoras da doença. Estudos indicam que populações microbianas saudáveis da espécie têm um forte efeito inibitório sobre os organismos responsáveis pelas infecções.
Além de ajudar na prevenção, os probióticos também podem ser receitados, além dos antibióticos, como tratamento complementar para pessoas diagnosticadas com ITU. Até porque, alguns medicamentos reduzem o número dos micro-organismos benéficos da flora vaginal e fragilizar a barreira natural existente do sistema urinário contra agentes invasores.
O uso de probióticos também ajuda a regular a flora vaginal e a evitar que as infecções do trato urinário voltem. Pois é comum que a doença retorne algum tempo depois, mesmo após o tratamento.
Conteúdos relacionados
Como os probióticos auxiliam no tratamento com antibióticos?
Entenda qual é a relação entre o cérebro e a flora intestinal
Saúde intestinal: o cuidado com seu corpo começa no intestino
Referências
- https://www.rbac.org.br/artigos/diagnostico-laboratorial-das-infeccoes-urinarias-relacao-entre-urocultura-e-o-eas/#:~:text=O%20diagn%C3%B3stico%20da%20infec%C3%A7%C3%A3o%20do,urocultura%2C%20considerada%20padr%C3%A3o%2Douro – acessado em 13/04/2023;
- https://www.rededorsaoluiz.com.br/exames-e-procedimentos/analises-clinicas/urocultura – acessado em 13/04/2023;
- https://www.cdc.gov/antibiotic-use/uti.html#:~:text=UTIs%20are%20common%20infections%20that,is%20another%20type%20of%20UTI – acessado em 13/04/2023;
- https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/infeccao-urinaria/ – acessado em 13/04/2023;
- https://www.nhs.uk/conditions/urinary-tract-infections-utis/ – acessado em 13/04/2023;
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3079401/ – acessado em 13/04/2023;
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6134985/#:~:text=Many%20scientific%20studies%20have%20shown,support%20may%20prevent%20genitourinary%20infections – acessado em 13/04/2023