Clique aqui e pegue seu cupom de desconto!
Buscar
Cultive Seu Melhor

Por que a virose no outono é mais comum e como se proteger melhor

Viroses no outono: por que é mais comum e como evitar

A chegada da nova estação aumenta os casos de viroses no outono e desafia a imunidade. Entenda o papel da prevenção e o suporte dos probióticos para manter o equilíbrio do organismo

Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos de infecções respiratórias aumentam significativamente nos meses mais frios do ano, especialmente em crianças e idosos, que têm sistema imunológico mais sensível. Isso ocorre porque as estações mais frias costumam trazer consigo mudanças para a nossa saúde, especialmente no outono. 

Nessa época do ano, as temperaturas começam a cair e o ar fica mais seco, o que cria um ambiente favorável para a proliferação de vírus que causam resfriados, gripes e outras infecções. Também não é incomum que ocorra o que conhecemos como viroses no outono que provocam de gripes a desconfortos gastrointestinais.

Por que as viroses no outono são mais frequentes?

No outono, é comum que fechemos os ambientes em que estamos para preservar as temperaturas mais aconchegantes. Temos a tendência de manter as janelas da nossa casa e do trabalho fechadas e os estabelecimentos seguem no mesmo comportamento. O problema é que isso impede a circulação do ar, enquanto favorece o nosso contato com outras pessoas, mantendo os germes presos no ambiente.

Por consequência, acabamos por facilitar a transmissão e propagação desses agentes infecciosos. Não fosse apenas isso, o clima seco e as temperaturas mais amenas tendem a comprometer as defesas naturais das vias respiratórias, tornando a mucosa nasal e a garganta mais sensíveis, já que dependem de umidade adequada para funcionar bem. Isso pode facilitar a entrada e a infecção por alguns vírus no organismo. 

É importante destacar também que as viroses no outono não são limitadas à gripes, apenas. Em épocas mais frias do ano, alguns grupos virais, como rotavírus, adenovírus e outros, também tendem a se propagar mais, causando febres, dores abdominais, diarreias, vômitos e outros sintomas. Por isso, nesse período é muito importante tomar alguns cuidados que podem evitar uma infecção.

Cuidados para prevenir viroses no outono

Durante o outono é muito importante hidratar-se muito bem; em qualquer época do ano isso é fundamental, mas em períodos mais secos, isso pode fazer ser a diferença que vai lhe ajudar a não pegar aquela gripezinha típica de todo ano. 

A ingestão adequada de água vai ajudar você a manter as mucosas saudáveis e melhorar a resposta do organismo contra possíveis agentes infecciosos. O mesmo vale para uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e alimentos naturais, que oferecem vitaminas e minerais essenciais para manter o sistema imunológico fortalecido. 

Outro cuidado importante é manter os ambientes arejados, mesmo em dias mais frios. Muitas pessoas acreditam que durante dias frios é necessário “fechar tudo” para que a friagem não traga consigo uma gripe, mas isso é um mito. Na verdade, uma boa circulação de ar contribui para a dispersão dos vírus que podem estar no ambiente, dificultando sua propagação. Por isso, se possível, procure não fechar tudo durante os dias frios.

Lavar bem as mãos é outra forma de prevenir infecções, já que muitos vírus podem ser transmitidos pelo contato com superfícies contaminadas. Como esses patógenos tendem a se propagar mais nesses períodos, procure redobrar os cuidados com a higiene. 

E se você nem sabe mais onde está sua carteira de vacinação, saiba que sua imunidade precisa que você ache ela o quanto antes! Manter a carteira de vacinação atualizada é importante. As vacinas contra a gripe e a COVID-19 ajudam a proteger contra esses vírus e suas mutações tão comuns que circulam com maior intensidade nessa época.

Equilíbrio do organismo em épocas sazonais

Você sabia que o equilíbrio do organismo durante o outono também está relacionado à manutenção de uma boa saúde intestinal? Já falamos da importância da hidratação e da alimentação adequada, mas isso tem uma razão: o intestino abriga boa parte das células de defesa do corpo, cerca de 70%!

Estudos apontam que um intestino em equilíbrio favorece a absorção de nutrientes e contribui para um bom funcionamento do organismo como um todo. Por isso, incluir alimentos com muitas fibras, manter uma alimentação variada e rica em prebióticos e probióticos em sua dieta pode te ajudar a passar bem pelo outono.

O suporte dos probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos, conhecidos como ‘bactéria do bem’. Eles compõem o que conhecemos como flora intestinal e são responsáveis justamente pelo equilíbrio do nosso intestino, o que influencia na resposta do nosso corpo às infecções. Quando a microbiota intestinal fica desequilibrada, ficamos mais suscetíveis às infecções, incluindo às viroses no outono.

Então, é uma boa opção incluir probióticos na dieta; alimentos fermentados, como iogurtes e kefir são ricos neles. Você também pode optar pelo uso de suplementos probióticos, que podem ajudar a preservar ou restaurar o equilíbrio intestinal, sempre seguindo a recomendação diária de consumo indicada para cada produto.

A marca Culturelle® oferece suplementos probióticos que auxiliam na manutenção da saúde intestinal. Com a cepa probiótica LGG®, reconhecida por sua segurança e qualidade, os produtos Culturelle® podem ser incluídos na rotina como aliados para o bem-estar digestivo. Lembre-se de que suplementos alimentares não substituem uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

(Culturelle® é uma marca do grupo DSM-firmenich. LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.)

Referências:


Clique aqui e pegue seu
cupom de desconto

Conteúdos relacionados

Política de Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja nossa Política.

Prosseguir Negar