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Dicas de como fortalecer sua imunidade

Dicas de como fortalecer sua imunidade

Desde a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, muitos têm buscado maneiras de fortalecer a imunidade e deixar o corpo pronto para combater uma possível infecção. Apesar de não existir uma fórmula mágica – como determinado remédio ou alimento específico – capaz de turbinar a imunidade, há ações simples que podem contribuir para um organismo mais forte. Saiba mais sobre o assunto e confira o que você pode mudar na sua rotina.

O que é imunidade?

A imunidade é a defesa formada pelo sistema imunológico, parte do organismo composta por um conjunto de células e órgãos que têm a função de combater infecções quando algum micro-organismo estranho entra no corpo. Enquanto sentimos os efeitos desagradáveis de uma doença – como febre, cansaço e mal estar, por exemplo – essas pequenas defesas travam uma luta com os invasores, trabalhando para que nos recuperemos o mais rápido possível.

No sistema imune as células são treinadas para reconhecer um inimigo – qualquer micro-organismo que não seja comum ao corpo – e atacá-lo. Mas nem sempre isso é feito de maneira ideal. Para algumas pessoas, chamadas de “imunossuprimidos” ou “imunocomprometidos”, como pacientes em tratamento de câncer ou pessoas com AIDS, as defesas se encontram enfraquecidas por conta dos outros quadros. Já em pacientes com doenças autoimunes como lúpus e artrite reumatoide, há um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar suas próprias células saudáveis.

Não é, portanto, possível “recarregar” a imunidade de maneira simples. O trabalho realizado por essa área complexa do corpo depende de milhares de conexões e ainda não é completamente conhecido pela ciência.

Quais os riscos da imunidade enfraquecida para o organismo?

Quando a imunidade está enfraquecida, o organismo se torna mais suscetível às “infecções oportunistas”, que são, por exemplo, infecções virais e bacterianas pelas quais o corpo provavelmente não seria atingido caso a pessoa estivesse mais saudável.

A perda de eficiência no sistema imunológico, independentemente da causa, pode fazer com que o corpo não consiga combater determinadas doenças, e, então, os quadros se agravam mais rapidamente.

Sintomas causados pela imunidade baixa

Os sinais que um sistema imune enfraquecido pode causar devem ser investigados com a ajuda de um profissional de saúde para que a causa primária seja identificada e tratada. A seguir, algumas manifestações que podem acontecer:

  • Cansaço excessivo;
  • Febre e calafrios frequentes;
  • Náuseas, vômitos ou diarreia;
  • Doenças simples que ficam graves, como gripes que duram semanas;
  • Otites no ouvido;
  • Herpes na região genital;
  • Queda de cabelo excessiva;
  • Herpes labial;
  • Estomatite e amigdalite na boca;
  • Infecções respiratórias persistentes e constantes.

Como é possível fortalecer a imunidade?

É importante reforçar que nenhuma vitamina, suplemento ou alimento, por si só, tem o poder de aumentar a imunidade. O que contribui para um sistema imune forte é um conjunto de ações dentro de uma rotina saudável, além de manter o calendário vacinal em dia. Entenda o que você pode fazer:

  1. Mantenha uma boa alimentação

Um cardápio com grande variedade de alimentos, que proporcionam todos os macronutrientes principais (carboidratos, proteínas e gorduras), além de vitaminais e minerais, é definitivamente um aliado da imunidade e contribui para uma boa saúde de modo geral.

  1. Pratique exercícios físicos regularmente

O exercício é uma maneira simples de contribuir para um bom sistema de defesa. Os treinos também ajudam a aliviar o estresse e tornam as pessoas menos propensas a ter osteoporose, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Meia hora por dia, mesmo de uma atividade leve, já traz resultados positivos. E qualquer tipo de movimento pode ajudar: andar de bicicleta, caminhar, fazer ioga, nadar ou praticar esportes em grupo – o importante é escolher algo que você goste e ter regularidade.

  1. Aposte no sono

Sem uma boa noite de sono, seu sistema imunológico não terá a força necessária para combater doenças. A maioria dos adultos precisa de cerca de sete a nove horas de sono por noite. O ideal é que você crie uma rotina de descanso com hábitos regulares, ou seja, acorde e vá dormir em horas semelhantes todos os dias.

  1. Tenha bons hábitos de higiene

Embora adotar uma higiene adequada no dia a dia não afete de forma direta o sistema imunológico, hábitos como lavar as mãos com frequência, tomar banhos todos os dias e manter o ambiente limpo diminui o contato com bactérias e germes e, consequentemente, o risco de infecções.

  1. Simplesmente relaxe

Não é exatamente a calma ou técnicas de meditação que ajudam o sistema imune, mas sim manter os níveis de estresse baixos. Isso por que o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, é anti-inflamatório e tem o poder de prejudicar diferentes áreas dos nossos corpos, como o combate a infecções.

Referências


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